quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Professor dá cinco dicas para retomar rotina de estudos para o Enem após as férias

Alunos se preparam para o Enem. (Foto: Lucas Marreiros/G1 PI)
Imagem: Lucas Marreiros G1/PI

Após as férias, os alunos demoram a conseguir voltar sua rotina de estudos e aulas, então o professor de matemática Abrãao Florêncio dá dicas para os estudantes organizarem seus horários nesses três meses restantes para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Veja:

1 – Estudo sistematizado e organizado
Segundo o professor de matemática, agora que os alunos voltaram das férias, é interessante que eles foquem no estudo sistematizado e organizado de cada uma das disciplinas que eles julgam importantes para alcançarem suas metas.
Cada minuto deve ser aproveitado, então é importante que haja um roteiro de estudo, que pode ser feito pela coordenação da sua escola, esse roteiro vai conter o que você deve estudar, como priorizar e dividir o tempo adequadamente.
“É importante ressaltar que no segundo semestre o tempo é menor e está se aproximando o dia dos vestibulares que eles vão prestar então saber organizar o tempo e horário de estudo com uma programação adequada é o ideal”.
2 – Qualidade de horas de estudo
Não é o exagero, mas a qualidade de horas de estudo que vai fazer a diferença nesse momento. “Então eu preciso estudar todo dia 15 horas por dia? Não. Eu posso estudar todo dia três horas por dia depois da escola, desde que essas três horas sejam extremamente produtivas dentro de um planejamento”, explicou o professor.
3 – Focar em todas as disciplinas
É importante saber que não se deve estudar apenas as disciplinas que se tem mais dificuldade. O ideal é priorizar essas matérias, mas estudar um pouco todas.
“Então, por exemplo, se eu sei muito matemática, então eu não vou estudar todos os dias uma hora dessa matéria, eu tiro na semana um dia para estudar uma hora, uma hora e meia de matemática e pronto, porque eu tenho facilidade. Eu tenho muita dificuldade em português então todos os dias eu vou tirar um tempinho para estudar meia hora a 40 minutos de português”, indicou Abrãao.
4 – Participar de simulados e revisões
Para o professor de matemática, é importante a participação em simulados e revisões, para por em prática aquilo que você estudou. “Não pode deixar também de participar dos simulados, revisões são sempre interessantes também”, disse.
5 – Tenha um curso em mente
Segundo o professor Abrãao, é muito bom o aluno focar em um curso em especial. “Porque quando ele [o aluno] tem um objetivo a alcançar, o caminho que ele vai traçar fica bem mais fácil de ser seguido, mais visível”.
A aluna Alice Oliveira, afirma que ainda dá tempo começar a estudar para o ENEM. “Pode parecer que não, mas se você tiver força de vontade ainda dá tempo, é só questão de organização, lembrar a si mesmo todos os dias qual é seu objetivo, estudar o máximo que conseguir, fazer alguns sacrifícios durante esse tempo, como não ir para muitas festas, porque isso também sobrecarrega um estudante, o sacrifício vai valer a pena posteriormente”.
(G1/PI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário