terça-feira, 21 de agosto de 2018

Professores irão acampar no Karnak e rebatem secretário: “Quem não tem sensibilidade é o governo”

Professores alegam que greve só vai ter fim após cumprimento do acordo judicial (Foto: Montagem/OitoMeia)
Na tarde desta segunda-feira (20/08), o secretário estadual de Educação do Piauí, Helder Jacobina, em entrevista ao Jornal do Piauí, na TV Cidade Verde, pediu sensibilidade aos professores da educação básica do Estado que seguem em greve há mais de 60 dias, exigindo o cumprimento do reajuste salarial de 6,81% e dos retroativos já conquistados na Justiça. O sindicato do trabalhadores da educação do Estado do Piauí( Sinte-Pi) disse ao OitoMeia que foi decidido em assembleia que a greve seguirá até o cumprimento da decisão judicial e que nesta terça-feira (21/08) os professores irão acampar no Karnak.
O secretário de educação do Estado disse à TV Cidade Verde que é preciso diálogo.”Eu acho que nesse momento a gente tem que ter muita sensibilidade, até mesmo com estudantes nossos. Como eu falei, todos os servidores já podem visualizar a implantação do valor. Diante do cenário que estamos cumprindo, pedimos ao sindicato que possamos dialogar esse retorno o mais rápido possível e retomar. O que cabe a gente é sentar e discutir a questão da reposição. Queremos a participação de todos”.
O Sinte-Pi, por outro lado, argumentou ao OitoMeia que a greve continua até que a decisão seja cumprida, em setembro. “Decidimos em assembleia que a greve continua. Amanhã [21/08] vamos acampar no Palácio de Karnak. E a greve só vai ter fim quando tudo for pago, como pediu o desembargador. O governo que precisa ter sensibilidade, pois está prejudicando os trabalhadores e os alunos”, afirmou a assessoria de imprensa da categoria.
O sindicato explicou que os alunos estão indo para as escolas e assistindo apenas parte das aulas. “As escolas estão funcionando através dos professores celetistas. A maioria do efetivo só deverá voltar após o cumprimento do acordo judicial”, informou ao OitoMeia.
ENTENDA O CASO
Em março deste ano, em uma audiência judicial, o governo do Estado garantiu que pagaria os reajuste de 6,81%. Em junho, o Executivo piauiense voltou atrás e alegando o descumprimento da  Lei Eleitoral e da Lei de Responsabilidade Fiscal que só permite o o reajuste de 2,95%, referente a inflação.
Os professores entraram na justiça e no último dia (10/08) a justiça foi favorável ao Sinte-Pi, garantindo os 6,81% de reajuste já para o contracheque de agosto e os retroativos para setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário