Subiu para 17 o número notificações da Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (SIM-P), doença que pode estar relacionada ao coronavírus, no Piauí.
A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com pela diretora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria de Estado da Saúde, Amélia Costa. De acordo com a Sesapi, os sintomas da síndrome são semelhantes aos da doença de Kawasaki, condição que causa inflamação nos vasos e provoca febre alta e lesões na pele, e ataca as faixas etárias de zero a 19 anos.
Até setembro do ano passado, o Piauí havia registrado 11 notificações da Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica. Pelo menos duas mortes de crianças foram confirmadas após contraírem a doença.
A Sociedade Piauiense de Pediatria (SPP) orienta que os pais ou responsáveis fiquem atentos quando a criança apresentar febre acima de 38°C por mais de três dias, erupções cutâneas, inchaço nas mãos e nos pés, conjuntivite, dor abdominal, diarreia e vômito.
Ainda segundo a SPP, para fechar um diagnóstico da síndrome, é necessário comprovar que a criança teve o contato com o coronavírus. a maior parte dos casos relatados apresentou exames laboratoriais que indicaram infecção atual ou recente pela Covid-19 ou vínculo epidemiológico com caso confirmado.
Edição: Veja PHB
Nenhum comentário:
Postar um comentário