A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirmou hoje que os pedidos de uso emergencial das vacinas contra o novo coronavírus que chegarem até o órgão terão sua avaliação concluída em até dez dias após a solicitação. Em nota, a agência ainda disse que apenas vacinas com testes clínicos conduzidos no Brasil poderão receber a aprovação emergencial. No comunicado, a Anvisa afirmou também que o simples registro emergencial por órgãos de outros países não bastará para replicar a aprovação no Brasil.
Hoje, o governo de São Paulo anunciou que pedirá o registro definitivo e o emergencial da CoronaVac —produzida pelo laboratório chinês Sinovac e pelo Instituto Butantan— ao mesmo tempo e que conta com a aprovação da agência local na China para abreviar o registro no Brasil. Até agora, não havia prazo estabelecido para avaliação de pedidos de uso emergencial de vacinas, mas a agência já esperava se manifestar antes dos 60 dias previstos para avaliação de registro de produtos contra a covid-19.
Uma vez que todos os documentos necessários tenham sido submetidos à Anvisa pelos fabricantes da vacina, a Anvisa estima que o prazo de 10 (dez) dias seja adequado para concluir a avaliação quanto à autorização de uso emergencial, desde que sejam vacinas das empresas que venham apresentando dados para a
Agência e possuam ensaios clínicos em andamento no Brasil. Anvisa A agência disse que seus servidores estão trabalhando em tempo integral, inclusive nas semanas de Natal e Ano-Novo, para avaliar os procedimentos relacionados a vacinas.
"Neste momento de grande urgência, reafirmamos o nosso compromisso com à (sic) saúde pública e atuação célere para fins de disponibilizar a nossa população uma vacina Covid 19, conforme os parâmetros de qualidade, eficácia e segurança." Leia matéria da Uol completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário