quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Começa hoje o teste de verificação das urnas eletrônicas para eleições

Começa hoje o teste final de verificação das urnas eletrônicas para eleições 2020

Começa hoje o teste final de verificação das urnas eletrônicas para eleições 2020

Reprodução
Começaram nesta quarta-feira (26) os testes finais para verificação das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais em novembro. De acordo com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, o processo garante a segurança do processo: "Esta é a etapa final dos testes da urna eletrônica. Momento no qual o TSE, corajosamente, abre seus sistemas para que a comunidade científica, instituições, sociedade civil e partidos busquem falhas que possam comprometer a segurança do processo", afirmou.
Segundo o presidente, o teste permite que o Tribunal aperfeiçoe, corrija eventuais falhas, "aprimore e garanta a integridade e segurança do processo de votação e permite que, em 2020, mais uma vez tenhamos eleições limpas e seguras no Brasil".
Botão para controlar o volume da publicidade

Barroso lembrou que a votação por meio de urna eletrônica é um exemplo em todo o mundo e destacou que "ninguém há de achar que eles não foram os preferidos em cada uma das eleições" citando o nome dos últimos presidentes eleitos desde Fernando Henrique Cardoso até Jair Bolsonaro.
Esta é a quinta edição dos testes públicos e é feita por peritos da PF (Polícia Federal). O presidente do TSE ressaltou ainda que várias auditorias foram realizadas ao longo das eleições e "nenhuma fraude que altere os resultados das escolhas legítimas dos eleitores foi detectada".
Mas ele fez uma ressalva relembrando que, no passado, antes das urnas eletrônicas, houve fraudes no processo eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário