sábado, 29 de agosto de 2020

Alô Saúde fez mais de 74 mil atendimentos médicos e psicológicos em quatro meses

Desde o início de seu funcionamento, em abril, o programa Alô Saúde Teresina realizou o total de 74.665 atendimentos médicos e de apoio psicológico para pessoas com problemas básicos de saúde. A população pode ter acesso ao serviço por meio do número 0800 291 9984, com atendimento médico todos os dias das 08h às 20h, e atendimento psicológico de segunda a sexta no mesmo horário.
Alô Saúde Teresina fez mais de 74 mil atendimentos médicos e psicológicos  em quatro meses
Destes atendimentos, 16.863 pessoas buscaram atendimento por sentirem sintomas gripais leves e 1.524 foram atendidos por apoio psicológico. O objetivo dessa nova forma de atendimento é ampliar o acesso à saúde, diminuindo a circulação de pessoas na cidade e evitando a exposição dessas pessoas ao novo coronavírus.
Ao ligar para o 0800, a população é atendida por uma Unidade de Resposta Automática, que redireciona a ligação ao Call Center Covid-19, Saúde da Família ou atendimento psicológico. Em seguida, um operador repassa todas as orientações sobre a doença e coleta dados do paciente para atender as suas necessidades de saúde. Durante a ligação, é preenchido um prontuário. Se houver necessidade, a ligação é imediatamente transferida para um médico, que dá continuidade ao atendimento.
A equipe é formada por 49 médicos e sete psicólogos, profissionais que estão isolados por fazerem parte do grupo de risco para a Covid-19. “Eles foram devidamente qualificados para esse atendimento remoto e estão aptos a atenderem os teresinenses”, afirma Karoline Alencar, gerente de informação em saúde da Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
De acordo com a gerente, a avaliação do programa é positiva. “A gente consegue atendimento para a população que está em casa, dar uma resposta e muitas vezes evitar que ela fique se locomovendo até uma Unidade Básica de Saúde ou de pronto atendimento. É uma medida que ajuda nas taxas de isolamento social, evitando com que a população precise sair de sua casa”, comenta a gerente.
Fonte: Cidadeverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário