domingo, 9 de setembro de 2018

Pastores alertam para epidemia de suicídio e estimulam ações de prevenção


Os casos recentes de suicídio mobilizaram lideranças evangélicas brasileiras e internacionais para alertar a Igreja sobre a necessidade de olhar atentamente para a saúde mental e emocional das pessoas à volta.
Silas Malafaia, pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) e psicólogo, usou o Twitter para compartilhar uma reflexão sobre o tema: “O ser humano não tem estrutura para ter uma vida com longos períodos de angústia, porque ela nos faz adoecer fisicamente. Deus, porém, é poderoso para nos livrar dela e trazer paz ao nosso coração. ‘Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia’ (Sl 46.1)”, escreveu.
O pastor aproveitou para comentar sobre um trabalho dedicado aos pastores e pensado como forma de prevenir casos como os registrados recentemente. “A campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de prevenir o suicídio, que, infelizmente, tem atingido milhares de pessoas, inclusive pastores. Foi por isso que criei o Pastores Juntos, um projeto para caminharmos juntos e compartilharmos os desafios do ministério”, disse Malafaia.
Em 2013, Malafaia publicou um artigo destacando que a depressão é uma doença que “altera a forma como a pessoa enxerga a si própria e os outros, interpreta a realidade e manifesta suas emoções” , e apresentou um dos cenários mais recorrentes entre evangélicos que sofrem com essa situação.
“Um dos principais motivos de as pessoas deprimidas terem receio de procurar algum tipo de ajuda é o fato de temerem ser estigmatizadas pela família, pelos amigos ou colegas de trabalho que, por falta de informação, costumam confundir depressão com frescura, preguiça, desmotivação e incapacidade de lutar pela vida, ou problemas espirituais”, afirmou o pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário