A primeira máquina ferroviária a passar pelos trilhos de Parnaíba, a Maria Fumaça está sendo revitalizada.
Locomotiva de prefixo 29, conhecida por “Maria Fumaça” sendo revitalizada |
A locomotiva de prefixo 29, conhecida por “Maria Fumaça” por conta da fumaça e fuligem que deixava em virtude da queima de madeira para acionar sua caldeira e em consequência o motor, que se encontra na Esplanada da Estação e deveria servir de atrativo turístico à cidade de Parnaíba, mas que se encontrava abandonada e sendo aos poucos destruída pela ação do tempo e pela falta de ação do homem está sendo recuperada para voltar a ter sua finalidade turística.
A “Maria Fumaça” pertencia a Estrada de Ferro Central do Piauí e Rede Ferroviária Federal S/A. Foi fabricada nos Estados Unidos em 1920. Possui bitola 1,00 m, com 40 cm de diâmetro dos cilindros, configuração das rodas 0-4-0 e 57 cm de curso dos pistões. Seu comprimento é de 5,22 m.
Em 2006 a “Maria Fumaça” foi incluída no Inventário das Locomotivas a Vapor do Brasil, sendo, portanto, a única do Piauí a fazer parte da Memória Ferroviária Nacional. O Inventário das Locomotivas a Vapor do Brasil encontra-se em todas as bibliotecas públicas do país e entidades do exterior ligadas ao setor de ferrovia. Louve-se a isso, o esforço do laborioso Arlindo Leão.
(jornaldaparnaiba)
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