segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Prefeitura de Parnaíba continua investindo pesado em saúde pública


Parnaíba acaba de receber do Ministério da Saúde o Aparelho X Gene Expert que vai fazer, em menos de 2 horas, o exame de tuberculose, dos quais apenas dois existem no Piauí: o de Parnaíba e o outro é o que funciona no LACEN (Laboratório Central) em Teresina.

O aparelho foi instalado no Centro de Especialidades em Saúde (CES), sexta-feira última, quando foi inaugurado no local a nova sede do Laboratório de Hanseníase e Tuberculoso, que funcionava em espaço no Pronto Socorro Municipal “e agora está num excelente espaço no CES”. O aparelho também irá realizar o teste de SWAB para a identificação do Covid-19. Uma equipe de servidores, inclusive, já foi treinada com este objetivo.

De acordo com a secretária de saúde do município, Rejane Moreira, “este aparelho dá início a um projeto para a instalação de um mini-Lacen em Parnaíba, onde nós possamos realizar exames sem a necessidade de enviar para ser feito em Teresina. Serão realizados exames como o de Zica,  Dengue e Chikungunya”  Rejane,

Para a Secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), Adalgisa Moraes Sousa, o setor saúde em Parnaíba tem avançado muito e “o objetivo do nosso governo atender cada vez mais e melhor a nossa população, que agora passa a conta também com esse equipamento de alta tecnologia”.

ALÉM DO FATO

O Centro de Especialidades em Saúde (CES), funciona hoje em majestoso prédio do município, onde era para funcionar uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que o ex-prefeito Florentino não concluiu. A obra estava abandonada, como tantas outras, com um débito superior a meio milhão de reais, junto à construtora. Com a autorização do Ministério da Saúde e muita luta junto às esferas federais, hoje o prédio funciona, com uma equipe de competentes profissionais médicos e com a prefeitura livre de pagar aluguéis caríssimos para abrigar o CES, que hoje tem sede própria.

A propósito de aluguéis que a prefeitura pagava, todos com preços elevados, fora da realidade de mercado, muitas Unidades Básicas de Saúde também foram encontradas depredadas, algumas inconclusas, outras com equipamentos destruídos ou roubados. E muitos postos de saúde funcionando em casas de amigos do prefeito, que alugavam para o município, embora a estrutura não tivesse condições alguma de funcionar como estabelecimento de saúde. Inclusive não possuíam nenhuma acessibilidade.

Hoje as estruturas são outras. É só conferir. Só não ver quem não quer.

Fonte: Blog do B. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário