Em live com o governador Wellington Dias (PT) nesta sexta-feira (8), especialistas alertaram para o aumento de casos no Piauí de infecção intra domiciliar, ou seja, dentro de casa. Os dados foram detectados nas etapas de amostragem que estão sendo feitas no estado e apontam descumprimento do isolamento social e contaminação no ambiente doméstico. O governo informou que estuda realizar busca ativa de locais onde há maior número de infectados.

“Os estudos também demonstram que dentro do município, existe uma taxa de infecção intradomiciliar. Teve casas em que o indivíduo deu positivo e outros da casa não deram positivo. E teve outras casas em que um deu positivo e as outras pessoas também foram infectadas”, disse a biomédica.
Ester Miranda chamou a atenção para a lavagem das mãos e o cuidado com o contato com secreções no nariz e na boca, além de evitar o compartilhamento de objetos pessoas também no ambiente domiciliar, principalmente com pessoas que estão tendo que sair de casa para trabalhar ou fazer compras de materiais essenciais.
Na live, o governador informou que o Piauí estuda decreto para fazer uma busca ativa ao novo coronavírus em regiões com maior casos de infecção. A proposta foi discutida com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e vai levar em consideração os mapas de contaminação de cada cidade.
Wellington Dias deu como exemplo bairros da capital e da necessidade de utilizar testes sorológicos - IgG e IgM - para dados mais precisos e medidas de isolamento correspondente ao nível de infecção de cada zona
A detecção dos anticorpos IgM tende indicar uma resposta imune recente à Covid-19, enquanto detecções de anticorpos IgG indica uma fase posterior da pessoa testada ao contato com o vírus.
“Uma cidade como Teresina, a gente está percebendo que a Vila irmã Dulce, está tendo uma confirmação muito grande. A partir dali você vai com um médico, um equipe de enfermeiros, bioquímicos, todas as pessoas. Aí acho que vale a pena o IgG e o IgM porque ali eu tenho condições de direcionar o isolamento adequado”, assinalou o governador.
A busca ativa se daria na testagem, tratamento e isolamento de pessoas infectadas em locais onde há maior número de casos confirmados para evitar que os moradores entrem em contato com outras áreas e proliferem a doença.
Nesta quinta-feira (7), o Piauí chegou a 37 mortes e 1.131 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Teresina abriga mais da metade, com 697 testagens positivas. O vírus já foi detectado em pelo menos um paciente em 83 municípios do Piauí - 37% do total.
Reforçando a necessidade do isolamento social, Dias chegou a pedir para a população “criar juízo” e “ter compromisso com a vida”, respeitando, inclusive, o “esforço dos profissionais de saúde” que estão na linha de frente em combate à doença. “Estamos numa fase de aumento de demanda na rede hospitalar”, disse.
O governador também pediu que a população respeitasse o decreto de uso de máscaras e o distanciamento social. “Usar a máscara é um gesto de amor, lavar as mãos, ficar em casa e só sair quando necessário é um gesto de amor”, afirmou.
Fonte: Cidadeverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário