segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Novembro Azul: Veja as dúvidas mais comuns sobre o câncer de próstata

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos por causa da doença, segundo o Inca. Exames preventivos devem ser realizados a partir dos 40 anos.


Novembro Azul: Veja as dúvidas mais comuns sobre o câncer de próstata

O mês de novembro é marcado pelo “Novembro Azul”, movimento dedicado à saúde do homem e, principalmente, à prevenção do câncer de próstata. No Brasil, a doença é uma das principais causas de mortes entre os homens. Por isso, há uma intensa mobilização ao longo do mês.
Novembro Azul no Brasil foi inspirado em um movimento internacional com a finalidade de prevenir a doença e financiar pesquisas na área do câncer.
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos e cerca de 70% dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, apresenta redução do risco de mortalidade.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, hoje é a segunda causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. Um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Nair Antunes Instituto do Câncer (NAIC) é um centro de referência em oncologia que reúne profissionais e equipamentos que consolidam sua condição de tratamento de todos os tipos de câncer. O instituto localizado em Bauru, no interior de São Paulo, esclarece abaixo as principais dúvidas sobre o câncer de próstata.

O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Na fase avançada, os sintomas são:
·        Dor óssea;
·        Dores ao urinar;
·        Vontade de urinar com frequência;
·        Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Quais são os fatores de risco?
São fatores de risco do câncer de próstata: obesidade, histórico familiar (se houver pai, irmão ou tio que apresentou a doença) e raça. Os homens de pele negra sofrem maior incidência deste tipo de câncer. Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário