sábado, 4 de abril de 2020

'Ainda não sinto cheiro': Após cura do coronavírus

"Comecei a perder o olfato e o paladar quatro dias depois de ter os primeiros sintomas do coronavírus, como calafrios, sudorese e dores no corpo", lembra a cantora Preta Gil à BBC News Brasil.
Rosto de mulher
Número crescente de pacientes com covid-19 relata ter perdido olfato - e paladar - antes de desenvolver sintomas clássicos da doença, mas por quê?
"Agora, já estou recuperada, mas meu olfato e meu paladar ainda não voltaram totalmente. Só consigo sentir cheiro de muito perto. Mas não sinto sabor de nada", acrescenta ela, que diz ter tido os primeiros sintomas da doença em 7 de março após se apresentar em um casamento na Bahia. Ela testou positivo para o vírus uma semana depois.
Assim como Preta, cresce o número de infectados pelo novo coronavírus que relatam uma repentina perda parcial (hiposmia) ou total (anosmia) do olfato e inclusive do paladar — às vezes até mesmo antes de desenvolver os sintomas clássicos da infecção, como febre alta, tosse seca e dificuldade para respirar.
Entre eles, alguns, como a cantora, dizem que ainda não recuperaram totalmente o olfato, mesmo depois de se já terem se curado da covid-19, doença causada pelo vírus.
Segundo uma nota recente da ENT UK, associação que representa os otorrinolaringogistas do Reino Unido, duas em cada três pessoas com coronavírus na Alemanha relataram ter perdido o olfato. Já na Coreia do Sul, 30% dos doentes relataram ter tido anosmia como seu principal sintoma.
Já um levantamento recente da Universidade King's College London, realizada por meio de um app a partir de dados de 400 mil pessoas com suspeita de sintomas de covid-19, mostrou que 18% apresentaram perda de olfato ou paladar.
Desse total, 1.702 afirmaram ter sido testados: 579 receberam um diagnóstico positivo e 1.123, negativo.
Entre aqueles que tinham a infecção por coronavírus, seis em cada dez (59%) relataram ter perdido o olfato ou o paladar.
A perda de olfato é um sintoma comum de uma gripe ou resfriado, devido, principalmente, à congestão nasal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário