quinta-feira, 19 de março de 2020

Coronavírus no Piauí: Laboratório Central de Saúde Pública passa a fazer testes para Covid-19

Até o momento, o material coletado era encaminhado para o centro de referência Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, após o descarte de outras doenças. Nenhum caso foi confirmado.

Laboratório Central de Saúde Pública examina casos suspeitos — Foto: SES / Divulgação
Laboratório Central de Saúde Pública examina casos suspeitos — Foto: SES / Divulgação
O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) passa, a partir desta quinta-feira (19), a fazer testes para a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Até o momento, o material coletado era encaminhado para o centro de referência Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, após o descarte de outras doenças.
Até então, o Lacen era responsável apenas pelo diagnóstico do Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1,2 e 3 e Adenovírus). Seguindo o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde (MS), o laboratório realizava o primeiro teste para averiguação do painel viral onde estão vários vírus.
Segundo a Sesapi, se esse teste for positivo para um destes vírus, consequentemente há a exclusão da possibilidade de ser o novo coronavírus. Se a amostra não for positiva para um dos vírus do painel viral, um novo exame era solicitado para o Instituto Adolfo Lutz. Agora este segundo exame poderá ser feito no Piauí, trazendo mais agilidade nos resultados.
O estado registrou, até esta quarta-feira (18), 43 casos suspeitos e nenhum caso confirmado. 19 já foram descartados. “Estamos divulgando todos os dias os dados consolidados dos exames laboratoriais realizados aqui e no centro de referência”, afirmou o secretário de saúde, Florentino Neto.
Edição: Blog do Pessoa com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário