O governo do estado do Piauí recorreu da decisão judicial que obrigava a administração a nomear agentes , escrivães e delegados aprovados nos últimos concursos da Polícia Civil. A Procuradoria Geral de Justiça do estado (PGE) pede que a decisão seja reformada e que todos os efeitos da primeira liminar sejam suspensos.
Com um grande déficit de polícias civis no estado, existem 24 delegados, 19 escrivães e 58 agentes aprovados que se formaram na Acadepol ainda em julho de 2015 e que aguardam apenas a nomeação para entrar em serviço. "Existem delegados sendo responsáveis por 14 cidades. Como ele pode prestar um bom serviço nessas condições", questionou Andreia Magalhães.
No início de outubro, o Tribunal de Justiça determinou a nomeação dos concursados, dando 15 dias para o cumprimento e fixando multa diária de R$ 1 mil até o limite de R$ 50 mil para o gestor público, caso a decisão não fosse cumprida. O prazo que a Justiça deu para que o governo do Piauí encerrou no dia 20 de outubro e a administração estadual recorreu da decisão.
O governo do estado lançou , ainda em 2015, um cronograma de nomeação dividindo a entrada desses concursados em duas fases. Sendo que o planejamento determinou nomeações no mês de fevereiro de 2016 e outras em setembro, mas está última etapa não foi cumprida e segue sob expectativa de uma decisão do TJ-PI sobre o recurso do governo.
Fonte: Com informações da assessoria
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