segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Pescador desaparece ao tentar tirar motor de lancha do fundo do Rio Parnaíba

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros e da Marinha fazem buscas no fundo do rio. Pescador desaparecido teria ingerido bebida alcóolica momentos antes de mergulhar.

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros fazem buscas no fundo do rio Parnaíba para encontrar pescador desaparecido — Foto: Kairo Amaral/TV Clube

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil vasculharam o fundo do Rio Parnaíba na tarde deste domingo (28) em busca do pescador Antônio Raimundo Pereira de Sousa. Ele desapareceu após mergulhar para trazer à superfície um motor de lancha que havia caído no fundo do rio.
Segundo informações da Capitania dos Portos do Piauí, duas canoas se envolveram em um acidente na manhã de sexta-feira (26). Na colisão, o motor de uma das canoas se desprendeu e sumiu nas águas do Rio Parnaíba, próximo ao Porto dos Tatus.
Na tarde de domingo (28), os pescadores Antônio Raimundo Pereira e o irmão Antônio Francisco mergulharam para tentar resgatar o motor do fundo do rio. Os dois logo conseguiram encontrar o equipamento, mas Antônio Raimundo não conseguiu voltar à superfície.

“Ele é bom de fôlego também, como eu. Nós amarramos [o motor], botamos no ombro. Quando subi, não vi mais ele”, disse Antônio Francisco, irmão do desaparecido. Segundo ele, os dois haviam ingerido bebida alcóolica antes do mergulho. O pescador está desaparecido desde então.
Segundo major Rivelino de Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, mergulhadores estão fazendo uma varredura no fundo do rio para encontrar o corpo do pescador. De acordo com o major, a forte correnteza causada pela mudança da maré dificulta os trabalhos de busca.

Para o major Rivelino, o acidente foi o resultado da imprudência por parte dos pescadores. “Possivelmente são pescadores que estão acostumados a fazer isso, mas misturaram com a bebida alcóolica, o que não se pode fazer”, disse.

Por Kairo Amaral e Andrê Nascimento, G1 PI

domingo, 28 de outubro de 2018

Jair Bolsonaro é eleito presidente e interrompe série de vitórias do PT

Candidato do PSL derrotou o petista Fernando Haddad no segundo turno, com 55% dos votos, e foi eleito o 38º presidente do Brasil. Capitão reformado do Exército e deputado federal desde 1991, Bolsonaro se elegeu com promessas de reformas liberais na economia e um discurso conservador, contrário à corrupção, ao PT e ao próprio sistema político.

O presidente eleito Jair Bolsonaro — Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Estadão Conteúdo
O presidente eleito Jair Bolsonaro — Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Estadão Conteúdo
Jair Messias Bolsonaro, do PSL, foi eleito o 38º presidente da República neste domingo (28) ao derrotar em segundo turno o petista Fernando Haddad, interrompendo um ciclo de vitórias do PT que vinha desde 2002.
A vitória foi confirmada às 19h18, quando, com 94,44% das seções apuradas, Bolsonaro alcançou 55.205.640 votos (55,54% dos válidos) e não podia mais ser ultrapassado por Haddad, que naquele momento somava 44.193.523 (44,46%).

No discurso da vitória, Bolsonaro afirmou que o novo governo será um "defensor da Constituição, da democracia e da liberdade".
Aos 63 anos, capitão reformado do Exército, deputado federal desde 1991 e dono de uma extensa lista de declarações polêmicas, Jair Bolsonaro materializou em votos o apoio que cultivou e ampliou a partir das redes sociais e em viagens pelo Brasil para obter o mandato de presidente de 2019 a 2022.

Na campanha, por meio das redes sociais e do aplicativo de mensagens WhatsApp, apostou em um discurso conservador nos costumes, de aceno liberal na economia, de linha dura no combate à corrupção e à violência urbana e opositor do PT e da esquerda.

Com isso, se tornou um fenômeno eleitoral ao vencer a corrida presidencial filiado a uma legenda sem alianças formais com grandes partidos, com pouco tempo na propaganda eleitoral de rádio e TV e distante das ruas na maior parte da campanha, em razão do atentado no qual sofreu uma facada que o perfurou no abdômen.

Após quatro vitórias consecutivas do PT em eleições presidenciais (2002, 2006, 2010 e 2014), o novo presidente eleito se apresenta como um político de direita.
Vitorioso na primeira vez em que se candidatou a presidente, Bolsonaro sucederá Michel Temer (MDB), vice de Dilma Rousseff (PT) que assumiu o governo em 2016 devido ao impeachment da petista.
Fonte: G1

domingo, 21 de outubro de 2018

Enem: estudantes podem confirmar inscrição a partir desta 2ª feira

A partir desta segunda-feira (22), os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 podem acessar os cartões de confirmação da inscrição. Para consultar o documento, é necessário acessar a página do participante, onde deve ser colocado o CPF e senha ou baixar em seu celular o aplicativo Enem 2018. A primeira etapa do exame será aplicada no domingo, dia 4 de novembro.Resultado de imagem para enem
O cartão contem os dados do estudante, o endereço do local, a data e hora da aplicação da prova, além das informações sobre a língua estrangeira escolhida e recursos de acessibilidade, se tiverem sido solicitados. Caso tenha problema com as informações do cartão ou dificuldade de acesso ao documento, o estudante pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800616161 ou pelo link Fale Conosco, no site do Enem.
Com a entrada em vigor do horário de verão no mesmo dia da primeira etapa do Exame, em 4 de novembro, o Ministério da Educação recomenda que os inscritos fiquem atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões dos locais de prova em cada estado.
Para evitar imprevistos, o MEC recomenda que o estudante planeje o trajeto até o local da prova. O ministério sugere também que os participantes comecem a ajustar o horário de sono e dormir mais cedo uma semana antes do dia da prova.
Confira os horários do fechamento dos portões
No Distrito Federal e nos estados do Espírito Santo, de Goiás, Minas Gerais, do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e São Paulo, os portões abrem às 12h e fecham às 13h.
Nos estados de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, Maranhão, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, Rio Grande do Norte, de Sergipe, do Tocantins, os portões abrem às 11h e fecham às 12h.
No Amazonas, em Rondônia e Roraima, os portões abrem às 10h e fecham às 11h. No Acre, os portões abrem às 9h e fecham às 10h, no horário local.
Fonte EBC

sábado, 20 de outubro de 2018

Deputado republicano pede apoio de Trump à segurança de Bolsonaro

Imagem relacionada
O deputado republicano Dana Rohrabacher escreveu uma carta para o secretário de estado americano Mike Pompeo temendo pela segurança de Jair Bolsonaro e pedindo ajuda do governo dos Estados Unidos da América (EUA) para que as eleições no Brasil sejam livres e seguras. 

O deputado republicano Dana Rohrabacher
De acordo com a coluna radar, da revista Veja, no texto, Rohrabacher, que foi assessor e redator de discursos de Ronald Reagan, informa ter sido alertado que grupos da Venezuela, do Irã e do Hezbollah estão com especial interesse nas eleições brasileiras. 
O alerta também foi feito pela jornalista e agora deputada federal eleita, Joice Hasselmann, por meio de uma transmissão ao vivo pelo Facebook. Ela diz que o presidenciável do PSL corre risco de vida e todo cuidado é pouco, por isso o pedido de ajuda a inteligencia americana que possue informações privilegiadas.
Ainda segundo a publicação da coluna da Veja, o congressista faz menção também ao atentado a faca sofrido por Bolsonaro antes do primeiro turno. Rohrabacher é ligado no Brasil ao empresário Mario Garnero, do grupo Brasilinvest, que vem apoiando a candidatura de Bolsonaro desde o início.
Resultado de imagem para facada bolsonaro
Por: Blog do Pessoa com informações do Política Livre e Veja.com

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Documentário pretende mostrar como Google e Facebook manipulam informações

Um documentário que estreou na última semana nos Estados Unidos tem a ambição de mostrar como plataformas como Google e Facebook podem influenciar o pensamento das pessoas através do controle de informações.
Resultado de imagem para The Creepy Line
Seu título “The Creepy Line” [A Linha Assustadora] é retirado de um comentário do ex-CEO do Google, Eric Schmidt, feito durante uma entrevista em 2010. Ele definiu assim o código de conduta da empresa: “A política do Google sobre muitas coisas é ir direto até a linha assustadora, mas não cruzá-la”.
O documentário que em breve deve estar disponível na plataforma de streaming da Amazon, traz entrevistas com diferentes personalidades sobre o tema da liberdade de expressão e o controle midiático online.
O grande destaque vai para a participação do intelectual conservador Jordan Peterson. Ouviu também o pesquisador Robert Epstein, que apoiou a campanha presidencial de Hillary Clinton.
M.A. Taylor, diretor da produção explicou que sua intenção era trazer o debate sobre limites para a arena pública. “Eu acho que o Google fez muitas coisas boas, disseminando informações. Facebook fez algumas coisas incríveis conectando pessoas. Contudo, chegamos a um ponto em que descobrimos que o Google e o Facebook também fazem algumas coisas muito ruins”, assegura.
Ele lista algumas delas, que fazem parte de um processo movido pela União Europeia contra a gigante das ferramentas de busca. “Seja espionando nossos filhos, seja lendo nossos e-mails, seja vendendo as nossas informações privadas para governos e/ou empresas. Tudo isso precisa ser pensado. Realmente precisamos parar e pensar: ‘Qual é o custo de um endereço de e-mail gratuito? Qual é o custo de usar o Google Maps? Realmente não acho que vale a pena para o cidadão comum”, avalia.
Analisando as práticas dos responsáveis pela maior rede social do mundo, destaca que “o Facebook tenta manipular o pensamento [do usuário], escolhendo o que ele pode ou não pode ver em seu mural”.
Em um trecho do filme, o Dr. Robert Epstein insiste que “O Google cruza a linha assustadora todos os dias”. Aliando testemunhos pessoais, experimentos científicos e análises detalhadas, o documentário tenta examinar o que está em risco quando grandes empresas de tecnologia têm liberdade para utilizar os dados pessoais e privados dos seus usuários.
Taylor procurou também abordar a questão da censura. “A censura contra os conservadores existe… O grande problema é que não sabemos como eles realmente fazem isso… Parece-nos que eles têm uma visão de mundo e tendem a impô-la de uma certa maneira…. No Vale do Silício eles são muito abertos sobre seu posicionamento político à esquerda e como tratam as pessoas religiosas”, destaca.
Assista o trailer!

Sem limites: Homem fere mulher ao arrancar aliança com os dentes em assalto

Um assaltante feriu uma mulher ao usar os dentes para tirar aliança de dedo de mulher, durante um assalto nesta quarta-feira (17/10), em Salvador, na Bahia. A agressão foi filmada por uma pessoa que presenciou toda a cena. As informações são do G1. 

Duas mulheres andavam pela rua quando foram abordadas por um homem de moto, as vítimas disseram que não tinham nenhum pertence, mas o assaltante viu que uma delas tinha uma aliança.
O suspeito teve dificuldades de tirar o objeto com os dedos, com uma das mãos, nervoso, ele resolveu tirar o anel com a boca, ferindo a vítima. O homem ainda não foi identificado, a polícia investiga o caso para prender o suspeito.
  

    

Autora de novelas bíblicas apresenta projeto para Globo


Vivian de Oliveira
Vivian de Oliveira em festa de “Os Dez Mandamentos”. (Foto: Divulgação)

Conhecida por suas minisséries e telenovelas na TV Record, Vivian de Oliveira apresentou um novo projeto para a Rede Globo. A sinopse está no departamento de dramaturgia e aguarda análise de Silvio Abreu, chefe do setor.
Vivian tinha um contrato que se estenderia até 2020, mas ela enviou uma solicitação de rescisão. De acordo com Ricardo Feltrin, o motivo da ruptura com a emissora dos bispos, após mais de 20 anos de casa, ocorreu por conta de “constantes e inoportunas intervenções (em Apocalipse) de Cristiane Cardoso”, filha de Edir Macedo.
A autora foi responsável pelos grandes sucessos da Record, entre eles, Os Dez Mandamentos, Rei Davi e José do Egito. O tema de seu novo trabalho apresentado à Rede Globo ainda não foi divulgado. 
Por: Veja PHB com informações de Gospel Prime

Saúde alerta municípios para a prevenção e combate à sífilis

No período entre 2016 a outubro de 2018, foram notificadas 1.061 gestantes com sífilis.Três painéis mostrando as fases da sífilis. Fase 1: ferida genital aberta de 3 a 90 dias após a exposição. Fase 2: irritação na pele de 4 a 10 semanas após a infecção inicial. Fase 3: danos a diversos órgãos de 3 a 15 dias após infecção inicial.


A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, curável, causada por bactéria e pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. A doença pode ser transmitida por relação sexual sem proteção com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto. O tratamento é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os dados no Piauí apresentam um aumento crescente nas notificações. No período entre 2016 a outubro de 2018, foram notificadas 1.061 gestantes com sífilis. Em 2016, foram 272 gestantes com sífilis. Esse número aumentou para 447 até 18 de outubro deste ano. Já da sífilis congênita, eram 351 casos em 2016 e até outubro de 2018, 318 casos.
Esse número representa uma alerta para a Secretaria de Estado da Saúde, que desenvolve regularmente ações para prevenção e conscientização dessa doença junto aos municípios e à população, como a disponibilização de testes rápidos e gratuitos. Especialmente neste mês de outubro, as ações são intensificadas por conta do Dia Nacional de Combate à Sífilis, marcado para o terceiro sábado do mês, no próximo dia 20.
De acordo com Karinna Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis do Estado, a preocupação de realizar ações de prevenção à sífilis é um alerta aos profissionais de saúde por cota do aumento da incidência da doença em gestantes, em crianças após o parto, além das notificações de ocorrências de sífilis congênita. Nesse primeiro momento, a Saúde está fomentando ações nos municípios.
"A sífilis é considerada uma doença antiga e que nem todos tomam os cuidados necessários. É por isso que a Saúde fomenta junto aos municípios a elaboração de programações locais para informar a população sobre o que é a doença e sua forma de tratamento", destaca a coordenadora, que alerta ainda sobre as subnotificações dos casos, “estimulando a busca e tratamento dos parceiros de gestantes com sífilis”.
A prevenção da sífilis se dá de forma simples, como o uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina. O acompanhamento das gestantes e parceiros sexuais durante o pré-natal de qualidade contribui para o controle da sífilis congênita.
Testagem e aconselhamento
Os Centros de Testagem e Aconselhamento Estaduais (CTA) realizam testes rápidos e gratuitos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para doenças como HIV/Aids, sífilis e hepatites, além de orientações para prevenção e combate a doenças transmissíveis.
Na capital, o Centro funciona na Rua 24 de Janeiro, 124/N, edifício Teresa Cristina, 2º andar, esquina com a Rua Álvaro Mendes. O CTA também está presente em Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e Oeiras.
Secom