domingo, 27 de maio de 2018

Agespisa desmente nota sobre falta de água em Parnaíba

Nas redes sociais uma nota vem causando preocupação a população parnaibana por alertar a falta de água por conta da greve dos caminhoneiros, que teria travado a chegada de produtos usados no tratamento do produto.
Resultado de imagem para agespisa parnaiba
Arquivo web
Essa informação foi negada pelo gerente da Agespisa em Parnaíba Cirilo Albuquerque. “Boa noite, não é verdade, infelizmente tem gente fazendo terrorismo com a população”. Disse o gerente em resposta a nossa reportagem.

Veja a nota que circula as redes sociais:


Edição: Por Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Filas em postos de Parnaíba na noite deste sábado e forças de segurança farão escolta de combustível

Segurança fará escolta para garantir serviços essenciais no Piauí.

Frentista constata falta do combustível.

Secretário reuniu representantes da PM, PRF, Polícia Civil, Exército e Núcleo da Inteligência da PM, alem do Sindicato dos Postos de Combustíveis

O secretário de Segurança Pública, Cel Rubens Pereira se reuniu na manhã deste sábado (26), na sede da Secretaria, com o gabinete de gerenciamento de crises do Piauí para planejar estratégias de atuação sobre a greve dos caminhoneiros. 
A reunião contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Exército e o Núcleo de Inteligência da PM, além do presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis do Piauí, Alexandre Cavalcante.
Na ocasião, o secretário de Segurança descartou o uso da força policial para desobstrução de estradas federais no Estado e garantiu que o foco será manter os serviços essenciais. "Estamos aqui querendo fazer com que se abasteça pelo menos os serviços essenciais, como a saúde, segurança, Corpo de Bombeiros, Samu. Nós estamos determinando aqui, através de escolta, inclusive com apoio da PRF, que faça o que foi feito ontem no aeroporto", disse o secretário Rubens Pereira.
No interior, segundo Rubens Pereira, também haverá apoio para garantir os serviços. "Já estamos programando em Uruçuí, Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato, Parnaíba, Floriano. Queremos garantir o abastecimento mínimo e que os serviços não parem'', declarou.
"Os caminhoneiros entendem que há necessidade do abastecimento dos serviços essenciais", garantiu.
Ascom. Imagens: Blog do Pessoa

sábado, 26 de maio de 2018

Em atualização: Combustível acabando em Parnaíba, desabastecimento pode afetar serviços públicos



Nesta sexta-feira e sábado (25-26/05) os consumidores de combustíveis correram para os postos para garantir o produto. Com a greve dos caminhoneiros em todo o país o desabastecimento não chega aos postos da cidade e pode afetar serviços essenciais como saúde e segurança.



Na tarde desta sexta-feira um posto na Av. João silva Filho Bairro Piauí em Parnaíba; estava com seu estoque zerado e outros postos que ainda estavam com os produtos as filas já começavam a surgir.


O transporte público municipal também pode ser comprometido, mas, em contato feito com a Coopertranp responsável pelo transporte em Parnaíba não tivemos uma resposta até o momento.


Atualizado 9:39

secretário de saúde de Parnaíba (PI), Leonardo de Moraes, disse a população que as viaturas do Samu estão abastecidas e com estoque extra de emergência para os próximos dias. 

comandante da Polícia Militar em Parnaíba Antônio Pacífico nos informou que até o momento o abastecimento das viaturas não está comprometido. Com estes serviços assegurados na medida do possível a população fica mais despreocupada.

Atualizado 13:17

 Conforme informações do presidente da Coopertranp (Cooperativa de transportes alternativos e autônomos de Parnaíba LTDA); Tomáz Souza, mediante o atual problema que enfrentamos, o transporte público está prevido para o início da semana.


As informações sobre o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde foram repassadas pela diretora da unidade de saúde. Segundo Adrizia Fontenele no momento o hospital está sem problema, mas, a partir de terça feira (29/05) era esperada a chegada do oxigênio  usado no hospital, se até essa data isso não for feito o hospital terá este grande problema.

Atualizado 16:37

O comandante do Corpo de Bombeiros Major Rivelino de Moura 
informou que a corporação se encontra preparada para atender as ocorrências. "Estamos de prontidão por determinação do comandante geral, fizemos uma reserva de combustível, temos condições de atender grandes ocorrências ou segurar por 3 a 4 dias.

Secretário municipal de educação em Parnaíba, Carlos Eduardo, confirmou que os ônibus escolares foram bastecidos e as aulas garantidas com merenda escolar em estoque na rede pública de educação do município.

 Aguardamos respostas de outros setores sobre o funcionamento dos mesmos, tendo em vista que a greve continua principalmente nas regiões ainda não atendidas pelas forças de segurança.


Mais detalhes a qualquer momento, conforme chegada das informações. Envie suas informações para nossa redação, através de áudio e imagens no whatsapp (86) 99578-8181.

Resultado de imagem para blogdopessoa policia e samu piaui
Imagem ilustrativa/SAMU e Polícia Militar

Edição: Blog do Pessoa

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Boatos* WhatsApp: o app será bloqueado no Brasil após instalação de atualização?

Governo pode cortar sinais de internet no Brasil para interromper comunicação entre caminhoneiros? Não é verdade!

Resultado de imagem para atualizar whatsapp na greve dos caminhoneiros pode parar app

Mensagem tem circulado entre grupos de WhatsApp. Anatel e Ministério das Comunicações negam; especialistas dizem que não é possível fazer isso dessa forma.

Sinais de internet não podem ser cortados dessa forma (Foto: G1)
Uma mensagem que diz que o governo pretende cortar os sinais de internet no Brasil para que os manifestantes envolvidos na paralisação de caminhoneiros não consigam se comunicar e interrompam a greve tem bombado na web. Mas ela não é verdadeira.

"O governo ou a Anatel não têm a capacidade de causar uma queda ou corte no sinal de internet no Brasil. Assim, não há intenção de um corte na internet programado para hoje ou para os próximos dias", afirma a Agência Nacional de Telecomunicações.
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações também nega qualquer possibilidade. "É um absurdo, um boato. Não procede a informação."
Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e representante do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), diz que se trata de um boato para criar pânico na população em meio à crise. "Para fazer isso, seria preciso bloquear todas as operadoras do país e dependeria de ordem judicial. Para fazer com que todas as operadoras não trafegassem mais na internet, teria que existir a ação de todas as operadoras. Não há a menor chance de isso ser viável.”
“A mensagem ainda cita uma complexa infraestrutura, entre rádios, fibra óptica, satélites. São 'n' estruturas para desabilitar e uma operação extremamente complexa. É improvável”, afirma.
Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web, já disse, em uma entrevista ao jornal britânico "Mirror", que não existe um "botão" que pode derrubar a internet no mundo todo e que isso só é possível se for feita uma ação coordenada entre governos.

Veja a mensagem que tem circulado:
"COMUNICADO URGENTE
Governo pretende cortar todos os sinais de internet no Brasil nesta sexta feira 25/05 a partir das 15:00h, com o intuito de falhar a comunicação entre os manifestantes da greve! Haverá falha em todos os sinais de internet via rádio, via fibra óptica, via satélite e aparelhos celulares. Repassando urgente"

(G1)

CBF monitora risco para rodada do Brasileiro por greve de caminhoneiros

A greve de caminhoneiros, que acontece em todo o país, já atinge o futebol. A CBF afirmou estar monitorando a situação em todos os Estados e que por enquanto as partidas estão mantidas, indicando que um eventual adiamento da rodada do Campeonato Brasileiro não está descartado. A paralisação dos caminhoneiros pode afetar os eventos em diversas frentes, desde o abastecimento de bares à logística para deslocamento de efetivo de segurança e o transporte de torcedores.
Greve dos caminhoneiros pode afetar rodada do Campeonato Brasileiro. CBF monitora a situação (Foto: Reprodução/TVGlobo)
Consultada pelo GloboEsporte.com no início da tarde desta quinta-feira, a CBF respondeu:
"A Diretoria de Competições da CBF monitora a situação em todos os estados. Por enquanto, os jogos programados estão mantidos".
 
No Rio de Janeiro, a Ferj anunciou que todos os campeonatos organizados pela federação, tanto os de base, como os de profissionais, terão suas rodadas adiadas neste fim de semana. A medida se deu por conta do desabastecimento de combustível no Estado do Rio de Janeiro. Tanto postos de gasolina, como aeroportos sofrem com a restrição.
Houve protestos no Distrito Federal e 25 Estados nesta quinta-feira. A greve dos caminhoneiros, iniciada em protesto contra os recentes aumentos no preço de combustível, afeta abastecimento de perecíveis em supermercados e paralisa produção de frigoríficos. 
A paralisação já dura quatro dias e provocou suspensão de linhas de ônibus no Rio de Janeiro, redução de 40% dos ônibus em São Paulo, possível falta de querosene de aviação em aeroportos de cinco capitais, falta de combustíveis nos postos de vários estados e alta de preços nos supermercados, chegando a haver limitação de quantidade de determinados produtos por pessoa.
(Globo Esportes)

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Semáforos continuam apresentando problemas e população reclama

Os semáforos da Av. São Sebastião com rua Tabajara se encontra há vários dias sem funcionar normalmente e outro em situação parecida fica bem no centro da cidade na rua Humberto de Campos com Av. Alvaro Mendes. Nos dois casos os sinais apresentam erros que gera confusão no trânsito podendo resultar em acidentes.
A secretaria municipal de infra-instrutora tomou a responsabilidade deste serviço que antes era da secretaria de transporte e trânsito e agora é responsável pelos reparos que até o momento não foram feitos. Nossa reportagem não teve acesso a informações da prefeitura.
A população segue solicitando urgência nos serviços que comprometem a segurança dos condutores. A guarda municipal de trânsito que também poderia fazer a sinalização em casos de defeitos dos equipamentos não é encontrada em nenhum dos dois pontos apresentados na matéria e também não temos resposta da pasta. Populares reclamam nas redes sociais e obviamente na prática.
Redação: Veja Parnaiba

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Indignada, leitora denuncia fakes de sua página no facebook

Hoje em dia estamos sujeitos a qualquer Dano, seja ele material o físico. Eu, Adriele, Estudante de Direito, há exatamente 2 anos, Estou sendo vítima de uma senhora, que está praticando o crime de falsidade ideológica, fazendo o uso indevido da minha imagem. 


Estou me sentindo ofendida, e mais, está pondo em risco Minha integridade física e moral. Eu, Adriele Maria Carvalho, repúdio essa atitude, de uma pessoa frustrada e mal amada. Mas já prestei B.O virtual, e na terça feira irei a delegacia de crimes virtuais em Teresina. E pode ter certeza, a Polícia conseguirá descobrir quem é essa Pessoa que Terá sua devida punição.  

Usando os seguintes Fakes: Vava Safadinha, Drielly Carvalho. 
Deus pelejará por mim. Atenciosamente, Adriele Maria carvalho. 
Jovem paraibana vítima de uma pessoa frustrada.
Edição: Blog do Pessoa

domingo, 20 de maio de 2018

Falta sinalização nas imediações da praça do amor

Em determinados horários o transito nas imediações da Praça do Amor em Parnaíba (PI); fica complicado e intransitável nos momentos de maior movimento, como no caso do cruzamento das ruas Borges Marchado com Horizonte.
A placa de sinalização indica que é permitida entrada para quem segue na São Sebastião e entra na rua Horizonte, porém, até este fim de semana, nenhuma sinalização era vista na rua Borges Machado para quem faz sentido contrário. Na rua Horizonte, carros estacionam em ambos os lados da via e torna na prática, uma via de mão única.
Não temos o posicionamento da secretaria de transporte e trânsito da prefeitura de Parnaíba (PI). O fato é que pessoas estão tendo dificuldades em transitar com veículos no local bastante movimentado por turistas e população local, que na maioria das vezes buscam movimentar a economia.
Edição: Blog do Pessoa

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Trote para o SAMU e ambulância dos bombeiros quebrada

Na noite deste domingo (13/05) em meio a um número grande acidentes um homem teria simulado uma ocorrência entre carro e pedestre na Av. Pinheiro Machado (BR 343).

Por volta das 20h40 o socorro foi acionado e no local atendentes do SAMU (Serviço de atendimento móvel de urgência) constataram que o homem não tinha nenhum hematoma e teria simulado um ataque epilético.

O SAMU deixou de atender outras ocorrências e com esse trote vidas deixaram de ser socorridas. Fontes nos informaram que o Corpo de Bombeiros não deu apoio as ocorrências por estar com sua viatura quebrada. Mesmo assim o homem foi levado ao hospital.

Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

sábado, 12 de maio de 2018

Carro capota em avenida de Parnaíba após sem trancado por outro veículo

Na noite desta sexta-feira Por volta das 22h25 o veículo celta de cor prata, que trafegava na avenida São Sebastião em Parnaíba litoral do Piauí, sentido “Balão do mirante” para o “M shows”, foi trancado por outro veículo não identificado.
O acidente aconteceu mais precisamente em frente ao “tô qui tô”, vindo a perder o controle passando por cima das tartarugas e veio a capotar passando pelo meio fio da via. Por sorte ninguém foi atingindo e o carro ficou com pneus para cima.
O condutor do veículo que não teve o nome revelado pela polícia, não sofreu problemas graves de saúde e não precisou de atendimento emergencial. Uma equipe da Polícia Militar/PPtran estiveram no local da ocorrência para procedimentos legais.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Supremo proíbe uso do amianto em todo o país

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (29) proibir uso do amianto do tipo crisotila, material usado na fabricação de telhas e caixas d’água. A decisão dos ministros foi tomada para resolver problemas que surgiram após a decisão da Corte que declarou a inconstitucionalidade de um artigo da Lei Federal 9.055/1995, que permitiu o uso controlado do material.
Resultado de imagem para Supremo proíbe uso do amianto em todo o país
Com a decisão, tomada por 7 votos a 2,  não poderá ocorrer a extração, a industrialização e a comercialização do produto em nenhum estado do país. Durante o  julgamento não foi discutido como a decisão será cumprida pelas mineradoras, apesar do pedido feito por um dos advogados do caso, que solicitou a concessão de prazo para efetivar a demissão de trabalhadores do setor e suspensão da comercialização.
Resultado de imagem para Supremo proíbe uso do amianto em todo o paísEm agosto, ao começar a julgar o caso, cinco ministros votaram pela derrubada da lei nacional, porém, seriam necessários seis votos para que a norma fosse considerada inconstitucional. Dessa forma, o resultado do julgamento provocou um vácuo jurídico e o uso do amianto ficaria proibido nos estados onde a substância já foi vetada, como em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, mas permitido onde não há lei específica sobre o caso, como em Goiás, por exemplo, onde está localizada uma das principais minas de amianto, em Minaçu.
Resultado de imagem para Supremo proíbe uso do amianto em todo o paísAs ações julgadas pela Corte foram propostas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) há dez anos ao Supremo e pedem a manutenção do uso do material. A confederação sustenta que o município de São Paulo não poderia legislar sobre a proibição do amianto por tratar-se de matéria de competência privativa da União. Segundo a defesa da entidade, os trabalhadores não têm contato com o pó do amianto.
Resultado de imagem para Supremo proíbe uso do amianto em todo o paísDe acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras entidades que defendem o banimento do amianto, apesar dos benefícios da substância para a economia nacional – geração de empregos, exportação, barateamento de materiais de construção -, estudos comprovam que a substância é cancerígena e causa danos ao meio ambiente.
(Agência Brasil)

terça-feira, 8 de maio de 2018

MULHER É PRESA POR AVISAR EM REDE SOCIAL SOBRE BLITZ POLICIAL EM IRAUÇUBA

Mulher havia postado no Facebook sobre blitz da Polícia Rodoviária de Irauçuba, no interior do Ceará.
Postagem em rede social informava local e horário de bliz no interior do Ceará, diz polícia (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Postagem em rede social informava local e horário de bliz no interior do Ceará, diz polícia (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Uma mulher foi presa no Ceará por alertar em rede social sobre a realização de uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade de Irauçuba, no interior do estado do Ceará, nesta quinta-feira (3). De acordo com o delegado da Polícia Civil do município, André Firmino, a suspeita "atentou contra segurança e funcionamento do serviço público de segurança" quando informou a demais pessoas sobre a operação da Polícia Rodoviária.
Conforme a Polícia Civil de Irauçuba, a publicação que alertava sobre a presença da blitz foi comunicada aos policiais na tarde de quinta-feira. A mensagem postada no Facebook informava "local preciso" e horário em que policiais trabalhavam na fiscalização de veículos e motoristas na BR-222.
Os policiais identificaram a autora da postagem, fizeram buscas e prenderam a mulher. "Informar as pessoas sobre o trabalho da polícia é um atentado contra a segurança, pode alertar criminosos sobre que locais evitar e onde eles vão praticar ações criminosas naquele dia", explicou um policial.
"Foi a primeira vez que a polícia local registrou uma ocorrência dessa natureza, mas o rigor da lei é necessário para evitar que traficantes e assaltantes façam planejamento de crimes com base nessas informações", conclui.
A suspeita foi encaminhada à Delegacia Regional de Itapajé e liberada na tarde de sexta-feira (4), após prestar depoimento e pagar fiança.

Fonte: G1Ce

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Na Globo governo wellington dias aparece por não concluir obra que pode jogar safra recorde na lixeira


 Imagem: Reprodução/TV Globo
O governo Wellington Dias (PT); mais que nuca; apareceu para todo o Brasil, como uma vergonha nacional. A promessa de uma boa safra no Piauí, foi atendida por Deus; com boas chuvas e o bom desempenho otimista dos agricultores Piauienses que fizeram grandes investimentos para uma colheita recorde, mas, tudo está indo por água a baixo pela irresponsabilidade do governo petista.
Em resposta a matéria da Rede Globo o governo de Wellington Dias disse que espera recursos de um empréstimo bloqueado pela justiça por indícios de irregularidades; esse mesmo empréstimo que seria para diversas outras obras no estado do Piauí. Os agricultores se dizem decepcionados e com razão, a final; podem ter a surpreendente safra jogada no lixo já que tudo pode se estragar sem o devido escoamento.
Grande parte dos produtores do Piauí só contam com a Transcerrados para o escoamento da produção, que tem uma estimativa para esse ano de contratar 60 mil fretes, só que aí se esbarra outro problema, poucos caminhoneiros aceitam o desafio de transitar pela rodovia. “Olha a situação da estrada. Não tem como trabalhar aqui. Caminhão quebra, não tem como”, disse o caminhoneiro José Eriberto.

Veja a matéria completa:



Edição: Blog do Pessoa

domingo, 6 de maio de 2018

Projeto Pelotão Mirim visa tirar crianças do mundo da violência

O projeto Pelotão Mirim foi criado em 2017, através de uma parceria entre o Tiro de Guerra 10-012 do Exército Brasileiro e a Polícia Militar, por meio do 2º batalhão em Parnaíba. Projeto esse que atende 120 crianças de baixa renda de parnaíba e região, que visa tirar essas crianças do mundo da violência e da criminalidade.
O projeto funciona sob comando da Tenente Alexandra Alves da Polícia Militar do Piauí e do ST. Vitelio Oliari, com a coordenação das Cabos PM Georgina França e Ryana Pontes, com monitoria de Atiradores do Tiro de Guerra. 
Tendo Instruções cívicas e militares aos sábados das 8h às 11h, na Sede do Tiro de Guerra 10-012, onde são desenvolvidas atividades diversas como: Robótica, Judô, Libras e Taekondo, buscando com isso formar cidadãos responsáveis e de bem, que com certeza no futuro não estarão envolvidos em atos ilícitos.
Redação Blog do Pessoa com informações e imagens da Ascom.

Carregador de celular teria provocado incêndio em residência

No início da tarde deste sábado (05/05) o Corpo de Bombeiros Militares foram acionados para incêndio em uma residência na Rua Anhanguera Bairro Piauí em Parnaíba (PI). Segundo populares que acompanhavam o drama da família o fogo teria começado por um carregador que explodiu na tomada.
Ainda de acordo com testemunhas mesmo com a ação dos Bombeiros a residência ficou com o telhado grande parte da estrutura danificada. Ninguém se feriu gravemente e não foi necessária a presença de equipes de socorro.
Nossa reportagem não fez contato com a equipe dos Bombeiros que atendeu a ocorrência, as informações e imagens foram enviadas com exclusividade por leitores do Blog do Pessoa.
Da redação com imagens e informações de leitores do Blog do Pessoa.

sábado, 5 de maio de 2018

Acumulada, Mega-Sena promete sortear prêmio de R$ 22 milhões

A Mega-Sena promete sortear prêmio de R$ 22 milhões neste sábado (5) no concurso número 2.037. O valor é uma estimativa da Caixa Econômica Federal.
Prêmio está acumulado
Na última edição do concurso, realizada na quarta-feira (2), nenhum apostador cravou os seis números do bilhete. 
Houve 91 apostas que acertaram a quina, levando R$ 21.948,81. Outras 6.675 levaram R$ 427,46 cada depois de acertar a quadra.
Veja as dezenas sorteadas no concurso número 2.036, realizado no caminhão da Sorte em Xanxerê (SC):
07 — 08 — 19 — 23 — 27 — 58
Como apostar?
Para concorrer ao prêmio de R$ 22 milhões deste sábado, basta ir a uma casa lotérica e marcar de 6 a 15 números do volante, podendo deixar que o sistema escolha os números para você (Surpresinha) e/ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos (Teimosinha).
Cada jogo de seis números custa R$ 3,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do País.
Outra opção é o Bolão Caixa, que permite ao apostador fazer apostas em grupo. Basta preencher o campo próprio no volante ou solicitar ao atendente da lotérica. Você também pode comprar cotas de bolões organizados pelas lotéricas.
Neste caso, poderá ser cobrada uma Tarifa de Serviço adicional de até 35% do valor da cota. Na Mega-Sena, os bolões têm preço mínimo de R$ 10. Porém, cada cota não pode ser inferior a R$ 4. É possível realizar um bolão de no mínimo 2 e no máximo 100 cotas.
(R7)

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Feriado chuvoso em Paranaíba - Registro fotográfico

Parada técnica e largada do Piauí Rally Camp será no Parnaíba Shopping

A etapa Bosque do Piauí Rally Camp está marcada para os dias 4 e 5 de maio e o Parnaíba Shopping receberá os competidores e seus veículos para a parada técnica e largada. Nesta 3ª edição serão percorridos 160 quilômetros e a chegada será no Resort Carnaubinha.

O primeiro dia do evento acontecerá no estacionamento externo do shopping, a partir das 17h, onde os veículos receberão adesivos e serão vistoriados. Às 20h, em uma sala reservada para a organização do evento, acontece o brieffing, momento em que serão passadas todas informações importantes para os competidores.

No dia seguinte, a concentração será às 7h30 e largada marcada para às 8h. Os participantes competirão em carros, motos e UTVs (carros pequenos altamente rápidos). De acordo com Landerson Carvalho, organizador do evento, já estão inscritos 40 carros, 30 motos e 8 UTVs.

O percurso passará entre os municípios de Parnaíba, Bom Princípio, Barra Grande e Luis Correia.
Ascom

Primeiro encontro do trabalhador, por melhores condições e contra assédio moral

Bom dia, caros amigos do Blog do Pessoa, gostaria se possível divulgasse o evento que faremos em alusão ao dia do trabalhador, dia mundial em memória das vítimas de acidentes de trabalho e dia contra o assédio moral no trabalho, o qual será realizado nesta quarta (02/05) no auditório da UFDPAR (UFPI) como demonstra o banner abaixo.