quinta-feira, 29 de março de 2018

Eletrobras envia nota sobre constante falta de energia



A Eletrobras Distribuição Piauí vem a público esclarecer os últimos episódios de falta de energia elétrica ocorridos nos Municípios do litoral do Estado.

Na quarta-feira passada (21), a suspensão do serviço atingiu todos os Estados do Nordeste e parte da região Norte devido a uma falha no sistema fora da responsabilidade da Distribuidora do Piauí.

Antes disso, ocorreu um problema no sistema de proteção na subestação de Tabuleiros II, que se repetiu alguns dias depois. Para este, a Distribuidora informa que já tomou providências para garantir maior confiabilidade no suprimento de energia na região litorânea:  supervisão 24h com operadores na subestação e execução dos trabalhos de recuperação de todo o sistema de proteção e automação da Tabuleiros II, previsto para ser concluído em duas semanas.

Em outros dois casos, a falta de energia no litoral foi ocasionada por descargas atmosféricas na linha de transmissão entre a subestação Piripiri, da Chesf, e Tabuleiros, da Eletrobras Piauí, sendo necessário a intervenção na subestação para restabelecimento da energia.
(Ascom)

domingo, 25 de março de 2018

Caravana de Lula é atacada com pedras e ovos em Santa Catarina

Resultado de imagem para lula pt
A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi atacada com pedras e ovos por manifestantes contrários ao petista durante a passagem por São Miguel do Oeste (SC), na tarde deste domingo, 25. Lula participou de manhã de um ato com agricultores familiares em Nova Erechim (SC). Durante o evento, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, alertou para a presença de manifestantes contrários ao ex-presidente em São Miguel do Oeste.
As pedradas chegaram a trincar os vidros de dois dos três ônibus que integram a caravana, entre eles o veículo em que Lula viajava. Cerca de trinta manifestantes fecharam o trevo de acesso à cidade. Quando a caravana parou, os limpadores de para-brisas dos ônibus foram arrancados, diversos ovos atirados contra os vidros dos veículos e, depois, as pedras. Um dos ovos atingiu o carro da reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.
“O que aconteceu foi um atentado criminoso. Poderia ter acontecido uma tragédia. O motorista ficou sem visibilidade”, disse o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), líder do PT na Câmara. Alguns metros adiante, policiais militares acompanharam mas não interferiram na manifestação.
Os protestos violentos e tentativas de bloquear a passagem da comitiva do petista tem marcado a caravana de Lula pela região Sul, iniciada segunda-feira, em Santana do Livramento (RS). O ex-presidente foi obrigado a alterar o itinerário da viagem, fazer viagens de avião (a previsão inicial era de usar apenas ônibus) e impedido de entrar em Passo Fundo (RS).
No sábado à noite, em Chapecó (SC), houve confronto entre manifestantes anti-Lula e militantes petistas que participavam de um ato na praça central da cidade. Integrantes da caravana acusam a participação de grupos de extrema-direita apoiadores do deputado Jair Bolsonaro.
Em Florianópolis, Lula ressaltou que os participantes das atividades da caravana são “gente da paz” mas disse que eles devem “retribuir” as agressões sofridas. Em Chapecó, Lula falou em “dar porrada”.
“Nós não podemos permitir que pessoas sejam espancadas enquanto esperamos que a polícia cumpra seu papel. Se a polícia não pode garantir a segurança da caravana, que nos diga”, afirmou Pimenta Segundo ele, uma ideia é agregar outros dois ônibus com militantes à caravana para contrapor às manifestações contrárias.
(JP)

"Padrão": delegados do Piauí paralisam atividades na próxima terça (27)

Os delegados da Polícia Civil do Piauí decidiram paralisar suas atividades em todo o Estado, a partir da próxima terça-feira (27), e no dia seguinte (28), paralisar as atividades das delegacias, começando pelo 1º Distrito Policial, localizado no centro de Teresina. A ação foi denominada como "Operação Padrão".
Segundo o Sindicado dos Delegados da Polícia Civil do Estado do Piauí (Sindepol), a operação busca melhores condições de trabalho e valorização do profissional.  A ação foi decidida durante uma assembleia realizada nesta sexta (23).

Delegados do Piauí. Foto: Moura Alves/ODIA
De acordo com a presidente do Sindepol, delegada Andréia Magalhães, o governo do Estado foi notificado sobre a ação. “Vamos paralisar duas horas por dia, em locais específicos. Na terça teremos uma audiência pública na Assembleia Legislativa.  Na quarta, começam as investigações a partir do 1º DP”, explica. 
Segundo a delegada, todas as delegacias passarão por uma inspeção minuciosa. “Tudo será registrado. Serão feitos relatórios da parte administrativa, das condições de cada delegacia e dos equipamentos. O que tiver de errado, vamos noticiar e pedir responsabilidade”, disse. 
Confira a nota do Sindepol: 
Os delegados do Piauí se reuniram em assembleia nessa sexta-feira (23) e, diante da falta de condições de trabalho, da desvalorização profissional e do caos instalado na Segurança Pública devido a inércia do governo, os Delegados decidiram fazer uma "Operação Padrão", com paralisações alternadas. 
Primeiramente, os Delegados vão parar por duas horas na terça-feira (27), e irão se concentrar na Assembleia Legislativa do Piauí a partir das 9h. No dia seguinte, começam as paralisações em delegacias, iniciando pelo 1° distrito policial, no centro de Teresina, na quarta-feira (28).
Todos os Delegados se concentrarão no Distrito Policial, previamente indicado, e farão uma inspeção minuciosa de toda estrutura da delegacia, assim como analisarão as escalas de serviço, a cota de combustível, efetivo, regularidade nas documentações das viaturas e regularidade nas licenças dos computadores. Com isso, será elaborado circunstanciado relatório, o qual será encaminhado às autoridades competentes. No interior, a concentração será, preferencialmente, nas delegacias regionais.
O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí informa que referidas ações terão ainda caráter informativo, pois, será apresentada à população a situação de abandono que se encontram as unidades policiais.
(Odia)

sexta-feira, 23 de março de 2018

Motociclista sofre grave acidente em Parnaíba

Por volta das 23hs desta quarta-feira, 21, foi registrado um grave acidente envolvendo uma moto no cruzamento da Rua Anhanguera com a Rua Armando Burlamaqui no Bairro São Francisco da Guarita, em Parnaíba.

Uma equipe de socorristas em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fez o atendimento d motociclista que teve fratura de fêmur. Ele foi encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

A motocicleta, uma BIZ 125, prata ficou destruída com a violência do impacto.
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Dodge diz que confia em decisão do STF a favor da prisão em segunda instância

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse hoje (22) que ainda confia que o Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha sua decisão que autorizou, em 2016, a execução da prisão provisória de condenados pela segunda instância da Justiça.
Brasília - A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, durante lançamento do Documento Nacional de Identificação (digital e biométrico), no Palácio do Planalto. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge,diz que confia em decisão do STF a favor da prisão em segunda instância  Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
A chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR) deu uma declaração à imprensa após o julgamento no qual a Corte decidiu dar uma liminar impedindo a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região antes do dia 4 de abril, quando a Corte voltará a julgar o caso.
Segundo Raquel Dodge, uma decisão do STF mantendo a prisão provisória de condenados pela segunda instância será importante para o futuro das investigações no Brasil, envolvendo crime organizado e de corrupção.
"A PGR, como todo o Ministério Público brasileiro, está confiante de que o Supremo Tribunal Federal vai manter a sua decisão em repercussão geral, declarando que não fere o princípio da presunção de inocência o início da execução provisória da pena, após a decisão de tribunal que cumpre o duplo grau de jurisdição", disse.
Entendimento
A decisão do STF concedendo liminar ao ex-presidente foi tomada porque os ministros entenderam que, por não poderem concluir o julgamento hoje, Lula sairia prejudicado com a situação. O pedido liminar foi solicitado pela defesa do ex-presidente, diante do adiamento do julgamento.
Essa decisão do Supremo não impede contudo o julgamento do último recurso de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), previsto para a próxima segunda-feira (26). É o último recurso de Lula contra a sua condenação a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do triplex do Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava Jato.
Após a análise do último recurso, a prisão dele pode ser determinada com base na decisão do STF que autorizou, em 2016, a detenção de condenados pela segunda instância judicial.
Edição: Augusto Queiroz

Governo não vai à audiência e policiais denunciam manobra

O Governo do Estado não enviou nenhum representante à audiência pública para discutir o reajuste salarial dos policiais militares e civis. A reunião iria ocorrer na manhã desta quinta-feira (22) na Assembleia Legislativa.
Resultado de imagem para wellington e fabio abreu
A categoria aguardava a presença do secretário de Segurança, Fábio Abreu, e do secretário de Administração, Franzé Silva, mas foi surpreendida com a ausência de uma posição do Governo.
Para o deputado Firmino Paulo (PSDB), autor da audiência pública, a ausência seria uma manobra. Ele lembra que a partir do dia 07 de abril,  o governo de Wellington Dias  (PT) fica impedido de conceder reajuste para qualquer categoria.
"Percebemos que o governo tenta empurrar a discussão. Depois do dia 07 de abril ele não poderá mais conceder reajuste. A categoria luta há mais de três anos. A Polícia Militar só teve a reposição inflacionária em um ano só de 6%. E nossa inflação foi de mais de 20% durante esses três anos. Nem a recomposição inflacionária. O governo está ganhando tempo como impõe a lei", destacou.
O vereador R. Silva afirma que a categoria tem sido ignorada pelo secretário Franzé Silva. " O governo até agora não apresentou uma contraproposta de reajuste salarial. Desde 2015 enviamos uma proposta e somos ignorados pelo secretário Franze Silva. E agora o governo simplesmente não comparece à audiência", afirmou.
R. Silva diz que o governo se aproveita da legislação rígida quanto a movimentos grevistas dos policiais. "O governo usa todas as manobras possíveis para não sentar com a categoria. Para outras, ele concede o reajuste. A polícia está ha mais de dois anos sem reajuste. Só de inflação o governo deve a PM em torno de 16%. O governo se aproveitar do regimento disciplinar dos policiais que é rígido com relação a movimento grevista", disse.
A proposta dos policiais era dividir o reajuste em três vezes. " Seria em torno de 15% para cada policial e bombeiro. O governo alega a Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso só para a Polícia Militar e Bombeiros já  os comissionados são contratados para beneficiar aliados", declarou.
A Comissão de Segurança da Assembleia decidiu marca uma nova data para a audiência. O governo foi novamente convocado para comparecer à Assembleia na próxima terça-feira(26).
(cidadeverde)

quinta-feira, 15 de março de 2018

Nota de Esclarecimento Eletrobras – Falta de energia no litoral

A Eletrobras Distribuição Piauí esclarece que a falta de energia ocorrida na manhã desta quinta-feira (15), no litoral do Estado, foi causada por defeito em dois equipamentos da subestação Tabuleiros II, em Parnaíba.

Resultado de imagem para eletrobras piAssim que tomaram conhecimento da ocorrência, equipes da Distribuidora entraram em ação para restabelecer o serviço o mais rápido possível.

A falta de energia atingiu os consumidores dos Municípios de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Caraúbas e Caxingó.

A Eletrobras Distribuição Piauí pede desculpas pelos transtornos.

Redação: Veja Parnaíba

quarta-feira, 14 de março de 2018

Clientes questionam "CAIXA" por falta de estrutura e segurança


O atendimento da Caixa Econômica Federal em sua agência com caixas eletrônicos na Av. São Sebastião em Parnaíba (PI); é questionado por seus clientes. No local a porta fica aberta devido ao calor, ar-condicionado velho e sem funcionar, causando transtornos aos clientes que viram alvo fácil de elementos; sem nenhum segurança no estabelecimento.
No local, clientes da caixa já foram vítimas de arrastão por elemento com arma de fogo, e ainda pequenas ocorrências que poderiam ser evitadas com um segurança de plantão.

Nossa redação entrou em contato com a ouvidoria da caixa, mas até conclusão da matéria não tivemos retorno por parte da instituição sobre o assunto. A Polícia orienta os usuários que não reajam a possíveis assaltos e logo que possível acionem as autoridades.
Redação: Blog do Pessoa

terça-feira, 13 de março de 2018

AGESPISA - Há várias semanas com desperdício de água potável

Os dois pontos com água jorrando 24 horas por dias durante várias semanas; estão na rua Armando Burlamaque no Bairro São Francisco em Parnaíba (PI). 

Enquanto existe esse grande problema de água sendo jogada na rua; algumas famílias estão neste momento com fornecimento de água cortado, sem poder tomar banho, fazer comida e demais urgências do dia a dia.

Edição: Blog do Pessoa

domingo, 11 de março de 2018

Como funcionam as novas fraudes com cartão de crédito

O fraudador não precisa mais ter acesso ao cartão de crédito para fazer gastos em nome do verdadeiro dono. Com a disseminação dos chips e desbloqueio por senha, as clonagens de cartão praticamente desapareceram no país. Hoje, a maioria das fraudes acontece por meio virtual, através da utilização dos dados do dono do cartão.
Cartão de crédito: No Brasil, 95% dos cartões em circulação possuem sistema de chip, o que inibiu as clonagens
© Getty Images No Brasil, 95% dos cartões em circulação possuem sistema de chip, o que inibiu as clonagens
“A fraude vai se transformando, diminui em alguns segmentos, mas aumenta em outros. Ela acontece cada vez mais sem a necessidade da posse física do cartão e mais por meio de operações em e-commerce, sites e aplicativos”, diz Moisés dos Santos, diretor de risco da Visa no Brasil. “O chip inviabilizou a possibilidade de copiar os dados, o fraudador parou de procurar cartão. Agora, ele procura os dados do cartão pela internet.”
No Brasil, 95% dos cartões em circulação possuem sistema de chip, segundo Ricardo Viera, diretor-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs). “Nenhum país possui uma base de cartões chipados como o nosso. Nos Estados Unidos, são raros os locais que usam chip. Eles ainda utilizam trilha magnética. A adoção do chip reduziu violentamente a fraude no mundo físico.”
A mudança do perfil de fraude também alterou a forma como os golpes são aplicados. Algumas vezes, o valor do golpe é tão pequeno que o dono do cartão nem se dá conta. Mas até isso faz parte da nova estratégia dos fraudadores de cartão de crédito. O plano é fazer pequenas compras apenas para testar a validade e limite do cartão.
“Os fraudadores fazem a validação do cartão em sites não-seguros apenas para testar. Se conseguem realizar a compra, é bem provável que usem o cartão depois para operações de valor mais alto”, diz Alessandra Giner, CEO do aplicativo Pagar.me.
O novo tipo de fraude exigiu das empresas de cartão de crédito a adoção de novos mecanismos de controle e segurança. É que em caso de fraude, o prejuízo é assumido pelo emissor do cartão. Uma das estratégias mais antigas de combate à fraude se baseia no perfil de compra dos clientes. Quando uma operação foge desse perfil, a administradora entra em contato com o dono do cartão para confirmar se foi ele mesmo que fez o negócio.
Outra iniciativa que vem trazendo resultados positivos é o envio de torpedos sobre a compra. O cliente é avisado e consegue entrar em contado com a administradora para cancelar a compra.
O problema é que quanto mais a transação fraudulenta se parecer com as efetuadas pelo dono do cartão, mais difícil é o combate à irregularidade. Para combater as fraudes com cartão, as empresas passarão então a trabalhar com a validação da compra. Ou seja, o cliente precisa reconhecer a transação para que o negócio seja concluído.
“Estamos trabalhando fortemente com o conceito de autenticação da compra, que vai corresponder à presença do chip no cartão. O cliente vai mostrar que é ele mesmo que está fazendo a operação”, afirma Santos, da Visa.
Entre as formas de fazer a validação da compra estão a leitura biométrica, reconhecimento facial ou utilização de token.
No final do ano passado, o Santander, em parceria com a Mastercard e a Dafiti, começaram a testar o Identity Check Mobile, um sistema de autenticação de pagamentos online com o uso da biometria – seja impressão digital ou reconhecimento facial. O objetivo é verificar a identidade do portador do cartão, sem a necessidade de digitar a senha.
Enquanto as empresas não adotam de forma maciça mecanismos de checagem para todas as transações com cartão, vale seguir dicas antigas de segurança, como evitar compras em sites desconhecidos e nunca passar seus dados para outras pessoas, mesmo que sejam amigos ou parentes.
(Veja.com)

sábado, 10 de março de 2018

Esgoto a céu aberto em área privilegiada e próximo a praças de alimentação em Parnaíba


Água suja está saindo de um complexo de lojas na Av. São Sebastião em Parnaíba e fica acumulada em forma de lama há poucos metros; no semáforo das avenidas Pinheiro Machado com São Sebastião, mas conhecido como “Balão do Mirante” em Parnaíba (PI).
As imagens mostram de onde as águas sujas estão saindo e isso vem ocorrendo há muitos dias e sem as devidas providencias para solução do problema que afeta a saúde das pessoas e causa mal cheiro nas proximidades.
Nossa reportagem não conseguiu falar com a administração do estabelecimento e nem com os responsáveis da prefeitura para saber quais as providencias podem ser adotadas para o fim do transtorno.
Redação: Blog do Pessoa

quinta-feira, 8 de março de 2018

Acidente em faixa de pedestre leva dois ao hospital

Acidente no começo da noite desta quinta-feira (08/03) na avenida São Sebastião em frente ao colégio Poli Valente, deixou duas pessoas feridas, após colidirem na traseira de um carro que freou para pedestre na faixa.
Segundo relatos o condutor da moto bros, estava mexendo no telefone quando colidiu na traseira do carro, o condutor do veículo permaneceu no local, prestando socorro às vítimas que receberam atendimento médico do SAMU.
Eles tiveram que ser levados para o hospital para atendimento mais especifico; segundo os militares a moto teve que ser removida do local, porque o dono não apresentou documentação e nem havia nenhum responsável para representá-lo.
Redação: Blog do Pessoa
Imagens: Denílson Freitas

segunda-feira, 5 de março de 2018

Justiça força reforma administrativa no governo W. Dias (PT); que tem 21 pastas com aliados

A corrida eleitoral de 2018 vai provocar uma reforma administrativa no governo do estado que deve atingir mais de 21 pastas, entre secretarias e outros órgãos. Os cargos devem ser desocupados até o dia 7 de abril, prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.
Secretarias estratégicas do governo vão mudar de comando, como a de Educação, Administração e Segurança. Na Seduc, a deputada federal Rejane Dias deixará a pasta para tentar a reeleição, assim como Fábio Abreu na Secretaria de Segurança. Já na Sead, o secretário Franzé Silva estreia na disputa pelo voto tentando uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). 
O governador Wellington Dias (PT) tem dito que nomes técnicos ou que já trabalhem na área assumirão as vagas.
Na Secretaria de Segurança, os nomes fortes para comandar a pasta são o do coronel Rubens Pereira, que já foi comandante da Polícia Militar do Piauí e o delegado Lucy Keiko, atual gerente de Polícia Metropolitana.
Com a obrigação de deixarem os cargos, vários deputados estaduais vão retornar à Alepi. Entre eles Fábio Novo (Cultura), Fábio Xavier (Cidades), Flávio Junior (Turismo), Francisco Limma (SDR), Hélio Isaias (Defesa Civil), Janaina Marques (Infraestrutura), Nerinho (Desenvolvimento Econômico), Zé Santana (Assistência Social) e Ziza Carvalho (Meio-Ambiente). 
Veja a lista de pastas que sofrerão mudanças:
  1. Secretaria de Segurança
  2. Educação 
  3. Cultura 
  4. Cidades 
  5. Turismo 
  6. SDR
  7. Trabalho e Emprego 
  8. Defesa Civil 
  9. Infraestrutura 
  10. Desenvolvimento Econômico 
  11. Assistência Social 
  12. Meio Ambiente 
  13. Governo 
  14. Administração 
  15. Fundespi - Paulo Martins 
  16. Fundação Hospitalar - Pablo santos 
  17. Polícia Militar  - Coronel Carlos Augusto
  18. Instituto de Águas - Francisco Costa
  19. Fapepi  - Francisco Guedes 
  20. Coordenadoria de Modernização - Marcus Vinícius Dias 
  21. Coordenadoria de Combate às Drogas - Sâmio Falcão 
redacao@cidadeverde.com

domingo, 4 de março de 2018

Cheia do Igaraçu destrói parte do dique na avenida Nações Unidas

A prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Infraestrutura, à frente Maria das Graças Nunes trabalha diuturnamente para sanar os problemas causados pelas fortes chuvas dos últimos dias em Parnaíba.
Na Avenida Nações Unidas (Beira-Rio), em frente ao prédio do Serviço Social do Comércio (SESC), as águas do Rio Igaraçu, afluente do Rio Parnaíba, avançaram sobre a Avenida, destruindo parte da mureta e do passeio público.
Para evitar problemas mais graves aos moradores que residem próximo do Rio Igaraçu, equipes da Defesa Civil e do Serviço Urbano estão a postos, trabalhando para recuperar o que foi destruindo pelas águas e realizando trabalhos preventivos para evitar novos desmoronamentos.
Moradores dos Bairros: Do Carmo, São José e Ilha Grande estão apreensivos com a grande quantidade de chuva que caiu nos últimos dias no Município de Parnaíba, mas tem a garantia que a prefeitura de Parnaíba não medirá esforços para evitar e/ou sanar os problemas causados pelos altos índices pluviométrico verificado na região.


Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb

sábado, 3 de março de 2018

Primeiro corpo encontrado em cova é identificado em Parnaíba

Paulo Henrique Lima Caldas, de 48 anos, foi o primeiro corpo identificado do crime bárbaro que chocou a população parnaibana, onde duas pessoas foram mortas, esquartejadas e tiveram suas cabeças decapitadas na madrugada da última quinta-feira (1º) em Parnaíba (PI). 
Um tio de Paulo que preferiu não se identificar disse que o reconhecimento só foi possível devido há três implantes dentários que Paulo fez recentemente. 
Paulo de acordo com familiares era professor de inglês e trabalhou muito tempo na cidade de Tutóia no Maranhão. Ainda de acordo com familiares, Paulo era viciado em drogas e era de costume passar dias fora de casa.
Familiares estão nesse momento no IML de Parnaíba pra fazer a liberação do corpo que será sepultado na cidade de Água Doce no Maranhão.
O segundo corpo até o momento continua sem identificação.
(Blog do Pessoa)

Jovem é surpreendido e morto a tiros em Parnaíba

Um desentendimento encerrou na morte de Dênis da Silva Mesquita, 24 anos, foi alvejado a tiros por volta das 14h deste sábado (03/03), em um terreno à Rua Francisco de Assis Carvalho Araújo, Bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba.
Dênis da Silva Mesquita,
Gilsileuda Silva disse que seu irmão Dênis foi na casa de sua mãe buscar o almoço, quando Assis chegou em uma motocicleta Bros, com um comparsa, e foi efetuar os tiros que mataram o jovem. A irmã da vítima informou que ficou sob a mira do assassino e foi ameaçada de morte por testemunhar o crime.
isolamento
Uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento Rogério Silva, isolou o local. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnico Científica realizou a perícia no local, que fica em uma cabana. O homem foi atingido com um tiro no peito. Segundo Gilsileuda, a esposa de Assis, identificada como Ana Cláudia foi quem repassou a arma para o crime. Ana Cláudia foi agredida fisicamente e já providenciou a mudança de endereço. A polícia investiga a relação do crime com tráfico de drogas.
denis morto
Por Daniel Santos

Acidente em avenida deixa mãe e filha em estado grave

Acidente entre carro e moto deixou duas mulheres, mãe e filha, em estado grave, após acidente ocorrido na tarde deste sábado (03) na Av. São Sebastião com Rua Benedito dos Santos Lima no Bairro São Benedito em Parnaíba (PI).

As vítimas tiveram fraturas e ferimentos pelo corpo. Duas ambulâncias foram usadas para socorrer e levar as vítimas ao hospital. O motorista do carro tentou atravessar a via e colidiu contra a moto que seguia sentido centro.

A Polícia Militar esteve no local levantando dados da ocorrência e controlando o trânsito.
Edição: Blog do Pessoa 

Homens decapitados em Parnaíba são do Maranhão, diz polícia


"Uma crueldade absurda", diz delegado sobre corpos esquartejados e decapitados em Parnaíba


O gerente de policiamento do interior, o delegado Emir Maia, informou que as vítimas decapitadas em Parnaíba são naturais de Tutóia, no Maranhão. Outra informação é de que a casa onde os corpos foram encontrados é de propriedade de uma pessoa também do Maranhão. 

Emir Maia disse ainda que "um casal frequentava a casa e a polícia fazer um retrato falado para identificar essas pessoas”. A investigação está a cargo da Delegacia de Homicídios de Parnaíba.

O delegado Eduardo Aquino, titular da delegacia de Combate ao Homicídio, Tráfico de Drogas e Latrocínio, informou nesta sexta-feira (2) que a residência onde foram encontrados os corpos decepados e esquartejados é ponto de consumo e venda de drogas. Baseado nestes frequentadores, a polícia acredita que as mortes tenham envolvimento com tráfico de entorpecentes na região.

Ontem (1), dois corpos foram localizados enterrados no quintal de uma residência no bairro Piauí, em Parnaíba ( a 318 km de Teresina). Um dos cadáveres estava partido ao meio. As duas pessoas foram mortas e tiveram a cabeça cortada. 

"É um crime de uma crueldade absurda, de chocar. Isso não é visto diariamente. É uma ação monstruosa", disse o delegado.

Ele informou ao Cidadeverde.com que desde ontem a polícia faz diligências e há indícios de identificação de um dos corpos.

"Estamos tentando localizar a família para que faça a identificação do corpo. Há indícios de que eles foram mortos ontem e pelo estado dos corpos pode ser feita a identificação visualmente", informou o delegado.

Os corpos estão no IML de Parnaíba para série de análises. 

Inicialmente, houve "indícios de que um dos corpos é de um rapaz de Parnaíba. É usuário de droga ".

Sobre o boato de um terceiro corpo, o delegado disse que a polícia fez buscas e não confirmou a informação.

 

Programa de TV vai mostrar situação degradante da Lagoa do Portinho

No programa Feito em Casa deste sábado (3), apresentado pelo professor Cinéas Santos, duas reportagens vão mostrar o poder de devastação do homem aliado ao desgaste da natureza  de dois cartões postais do litoral piauiense; a Lagoa do Portinho e a praia do Coqueiro, em Luís Correia.
No Jornal do Piauí de hoje, o professor apresentou uma prévia das denúncias que serão mostradas no programa. Cinéas destacou o quanto ficou triste, ao fazer as matérias no local, ao perceber que um ponto turístico que poderia ser considerado um patrimônio cultural da humanidade, pela sua beleza natural, está acabando.
"A Lagoa do Portinho, fazia um tempinho que eu não ia lá,era um patrimônio de uma beleza, era alguma coisa indescritível, e aí se juntou a ação da natureza com a negligência humana, com essa combinação o resultado é previsível. Ela começa na beira do litoral, a área foi completamente degradada e desprotegida de vegetação, o que acentuou a ação do vento que trouxe a areia para o local. A construção inadequada de chalés e uma série de outras ações, e uma que é mais grave, a drenaram da água do Rio Portinho (que abastece a Lagoa). Tiraram a água para a agricultura e atividades outras", informou o professor. 
Cinéas acrescentou que o resultado no Portinho foi um "desastre previsível". "Que não se culpe apenas a ação da natureza, que é evidente, mas a ação humana está lá. Essa Lagoa tornou-se algo inaceitável. É uma caricatura do que foi um cartão postal". 
Outra reportagem do Programa mostrará outro prejuízo à natureza e a população na Praia do Coqueiro. "Casas foram construídas em local irregular, praticamente estão dentro do mar, quando o local é uma área de preservação estabelecida por lei, a linha de praia. Acontece que tem um muro de arrimo construído com pedras pequenas e onde as pedras estão, quando a maré sobe com muita força, acaba arrastando-as e espalhando-as na praia. A praia está intransitável e está trazendo problemas para os banhistas e pescadores de um modo geral", adiantou.
(cidadeverde)

sexta-feira, 2 de março de 2018

MEC abre inscrições para mais de 70 cursos gratuitos online

O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para mais de 70 cursos online profissionalizantes e totalmente gratuitos. A iniciativa é uma parceria do MEC com o Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). As inscrições vão até o dia 19 de março.
Serão ao todo 562.500 vagas em todo o Brasil, ofertadas pelo Programa Nacional ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Oferta Voluntária, para diferentes níveis de escolaridades. A condição é que os interessados tenham mais de 15 anos. Os cursos irão do dia 26 de março ao dia 24 de agosto de 2018, com duração de 160 horas. (Clique neste link e veja o cronograma).
Dentre os cursos ofertados estão cursos de libras, inglês e espanhol básico, desenhista da construção civil, cuidador de idoso e infantil, auxiliar de farmácia, recepcionista, vendedor, assistente administrativo, de secretaria escolar e até produtor de cerveja. (Clique neste link e veja os demais cursos).
Para se inscrever no curso que você deseja, cadastre-se neste link, escolha a categoria de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), depois a opção Educação a Distância; em seguida, coloque seu nível de escolaridade e escolha a unidade de ensino. Caso o curso de sua escolha não esteja disponível, é porque o total de vagas foi preenchido. (Bhaz)

Ficha Limpa passa a valer também para ocupantes de cargos eletivos

Nesta quinta-feira (1º), os ministros do Supremo derrubaram a chamada modulação da Lei da Ficha Limpa. Na prática, isso quer dizer que a lei vale não só para os candidatos nas eleições, mas também para os atuais ocupantes de cargos eletivos.
Esse foi o entendimento defendido pelo ministro Luiz Fux, o relator da matéria e também presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
Por seis votos a cinco, os ministros do Supremo decidiram em outubro de 2017 que a Lei da Ficha Limpa deve ser aplicada para políticos condenados por abuso de poder político e econômico antes de 2010, quando ela passou a vigorar. A lei tornou o condenado inelegível por oito anos.
Em 2017, o ministro Luiz Fux afirmou que ter a ficha limpa é uma pré-condição para uma pessoa se candidatar, que inelegibilidade não é pena e que, por isso, não significa que a lei vai retroagir.

“Há de se entender que, mesmo no caso em que o indivíduo já foi atingido pela inelegibilidade, de acordo com as hipóteses e prazos anteriormente previstos na lei complementar 64, vejam o grau de cognição e discussão nas ações de controle da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, mesmo nesses casos esses prazos poderão ser estendidos, se ainda em curso, ou mesmo restaurados para que cheguem a oito anos por força da lex nova, desde que não ultrapasse esse prazo”.

Mas no julgamento de outubro, faltou decidir sobre a partir de quando essa decisão seria aplicada. É o que se chama de modular a decisão. Nesta quinta, o ministro Ricardo Lewandowski defendeu que a lei só fosse aplicada a partir das eleições de 2018.

“Fui informado pela liderança do governo na Câmara de que a prosperar a decisão da Suprema Corte, alcançada por maioria muito estreita, de seis a cinco, nós atingiríamos o mandato de 24 prefeitos, abrangendo cerca de 1,5 milhão, um número incontável de vereadores e também não se sabe ao certo quantos deputados estaduais em exercício do mandato seriam atingidos”.

Os ministros Celso de MelloDias ToffoliGilmar MendesMarco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes manifestaram a mesma opinião de Lewandowski.
Os ministros Luiz Fux, Luís Roberto BarrosoRosa WeberLuiz Edson Fachin e a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, ficaram contra.
Fux argumentou que os candidatos que concorreram nas eleições passadas, apoiados em liminares da Justiça, sabiam do risco que estavam correndo e defendeu que a Lei da Ficha Limpa seja aplicada a todos os casos anteriores a ela.

“Qualquer modulação esbarraria, digamos assim, num custo político gravíssimo de termos impedido várias pessoas de concorrer e ao mesmo tempo fechar os olhos para candidaturas eivadas de vício gravíssimo, reprovadas por uma lei com amplo apoio da soberania popular e chancelada a sua constitucionalidade. Não modulo”.

A Lei da Ficha Limpa só poderia ser modulada com os votos favoráveis de ao menos oito dos 11 ministros. Como apenas seis ministros votaram a favor da modulação, prevalece a decisão tomada pelo Supremo em outubro de 2017. Políticos condenados por abuso do poder econômico e político, mesmo antes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, ficam inelegíveis por oito anos, inclusive os eleitos nas eleições passadas.
(G1/Brasil)

quinta-feira, 1 de março de 2018

Engenheiros visitam local para sede da Guarda Civil Municipal e Guarda Patrimonial

Local já sediou a “Casa dos Conselhos” e até pouco tempo servia como depósito de material inutilizado da Secretaria Municipal de Educação.
O local servirá para a futura sede da Guarda Civil Municipal e Guarda Patrimonial
No intuito de aproximar a Guarda Civil Municipal e Guarda Patrimonial das escolas e postos de saúde do Município de Parnaíba, o Prefeito Mão Santa determinou a reforma e reabertura de um imóvel próximo à Secretaria Municipal de Educação, para que seja a nova sede da Guarda Municipal de Parnaíba.

O local é bem centralizado e próximo de várias escolas municipais, além de ter amplo estacionamento para guardar os veículos da GCM.

É determinação de Mão Santa que prédios públicos municipais sejam utilizados para propiciar melhor atendimento ao cidadão, sem que haja necessidade de alugar novos imóveis, como ocorreu em gestões anteriores. Uma das marcas da atual administração é a austeridade com o dinheiro público.

Jornal da Parnaíba via Veja PHB

Vídeo mostra nova avenida de acesso ao Coqueiro inundada após fortes chuvas

Depois das fortes chuvas desta madrugada de quarta-feira (28) a nova avenida que dá acesso a praia do Coqueiro, em Luís Correia, fica totalmente inundada.

Desde o início da noite de terça-feira uma tempestade de raios e trovoadas anunciavam as chuvas que caíram na madrugada desta quarta-feira (28) na região litorânea do Piauí. Os municípios contabilizaram inúmeros prejuízos como desmoronamentos, criação de crateras no asfalto e calçamentos. Em Luís correia, a região do Barramares, rua inteiras ficaram submersas.

Pela manhã é que foi possível contabilizar os estragos. Um vídeo acima postado nas redes sociais mostrava bem a dimensão do aguaceiro que caiu na região.
(Blog do Pessoa)