sexta-feira, 31 de março de 2017

Justin Bieber está com um pastor durante turnê no Brasil.

Justin Bieber desembarcou no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (29) e movimentou as redes sociais. Algumas horas depois, o astro canadense se divertiu nas areias de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. E, de acordo com informações do colunista Leo Dias, do jornal “O Dia”, trata-se de um pastor que é um dos melhores amigos do cantor.

RELIGIOSO CELEBROU CASAMENTO DE KIM E KANYE

Rich Wilkerson Jr é o responsável pela igreja Vous Church, em Miami e acompanhou o ex-namorado de Selena Gomez durante a “Purpose Tour” na Austrália, em março deste ano. O jovem celebrante foi o responsável pelo casamento de Kim Kardashian e Kanye West, há três anos. Vale lembrar que a passagem do cantor pelo país da Oceania foi bastante polêmica: o jovem – que teria contratado jovens de casa de massagem para uma festa particular – deixou um prejuízo de R$ 93 mil em uma mansão na Austrália.
Ainda segundo informações do colunista, os seguranças de Bieber tiveram uma missão especial nesta tarde: eles fizeram uma ronda nos principais destinos turísticos do Rio. Corcovado, Marina da Glória e Vista Chinesa foram algum dos locais visitados. Segundo um produtor do artista, isso não significa que ele vá visitar os locais. “É de praxe. Caso ele queira visitar, já sabemos a logística”, explicou.

ANITTA NEGA CONVITE A BIEBER: ‘NÃO É VERDADE’

Em suas redes sociais, Anitta esclareceu que não convidou o canadense para sua festa de aniversário, que será realizada nesta quinta (30), como indicou o jornal “Extra”. “Isso não é verdade. Beijos”, escreveu a carioca no Twitter, ironizando em seguida, ao responder um fã: “Esse boato apenas foi criado para que depois de amanhã a manchete seja ‘deu cano na festa de Anitta’ e aí todo mundo clica de novo”. Por meio de sua assessoria de imprensa, a intérprete do hit “Bang” repudiou a nota e salientou seu teor machista, quando atribui um suposto interesse do norte-americano pela cantora e sua “brasilidade”, referindo-se ao corpo da cantora.

Imagens: Google.com
Edição: Portal Panorama/ Isaac Carvalho

Governo autoriza reajuste de até 4,76% no preço dos remédios

Resultado de imagem para agencia brasil remedios ficam mais caros apartir de hoje
Os preços dos remédios poderão subir até 4,76% a partir desta sexta-feira (31). Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, fixou em 4,76% o reajuste máximo permitido aos fabricantes na definição dos preços dos medicamentos. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União".
A regulação é válida para um universo de mais de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.
Em 2016, o reajuste máximo autorizado foi de 12,5%. Em 2015, foi de 7,7%. Em 2014, o reajuste foi de 5,68%.
De acordo com a portaria, o reajuste leva em conta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 10 de março de 2017, cuja taxa foi de 4,76% no período de março de 2016 a fevereiro de 2017.
Grupos
Foram autorizados 3 níveis diferentes de alta, conforme o perfil de concorrência dos produtos, seguindo a lógica de que, nas categorias com um maior número de genéricos, a concorrência é maior e, portanto, o aumento também pode ser maior.
De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro grupo é o dos medicamentos de maior concorrência, são aqueles que possuem mais laboratórios produzindo diversas marcas ou genéricos substitutos. São, por exemplo, os medicamentos inibidores da bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, etc.) e estatinas (sinvastatinas, atorvastatina, etc.). Esses produtos podem aumentar em até 4,76%.
O segundo grupo de medicamentos são os que têm concorrência moderada, como antifúngicos sistêmicos (cetoconazol, fluconazol, etc.) e analgésicos narcóticos (tramadol, morfina, etc.). Esses medicamentos vão poder ter aumentos de seus preços máximos em até 3,06%.
Já o terceiro grupo é o dos medicamentos com baixa concorrência, como os corticosteroides oral puro (betametasona, dexametasona, etc.) e penicilinas injetáveis (ampicilina, amoxicilina, etc.). Os medicamentos desse grupo respondem por mais da metade do mercado de medicamentos e terão os menores ajustes, em no máximo 1,36%.
Menor reajuste em 10 anos
De acordo com o Ministério da Saúde, o reajuste é o menor registrado nos últimos 10 anos. Para este ano, o ajuste médio autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos ficou em 2,63%, valor abaixo da inflação acumulada de 4,76%.
De acordo com o ministério, nos últimos 10 anos, enquanto o IPCA variou 82,30%, o ajuste dos medicamentos medido pelo IPCA farmacêutico foi de 64,88%. “Descontando-se a inflação, portanto, observa-se uma queda real nos preços autorizados pela Cmed ao longo dos últimos anos”, diz o ministério em nota.
O ministério informou que a fórmula do reajuste leva em conta o IPCA e fatores relacionados à concorrência de mercado, produtividade da indústria farmacêutica e os custos de produção. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, avalia que a queda nas taxas da energia elétrica e do câmbio impactaram nos cálculos deste ano.
O Ministério da Saúde esclarece que o percentual de ajuste publicado pela Cmed não é um índice automático de aumento de preços, uma vez que é aplicado ao valor máximo para a venda dos medicamentos. Para ter direito ao ajuste, as fabricantes devem encaminhar as informações de vendas realizadas no segundo semestre do ano passado e informar qual percentual de ajuste pretende aplicar, o que não pode ultrapassar o máximo autorizado para cada classe de medicamentos.
Reajuste não deve ser total
Para a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o índice máximo será aplicado aos medicamentos com maior oferta no mercado. Assim, por conta da concorrência e dos descontos em farmácias, o reajuste não deve ser aplicado em sua totalidade.
A Interfarma afirma ainda que a média dos reajustes está novamente abaixo da inflação, fato que se repetiu quase todos os anos desde 2005. “O reajuste não é totalmente aplicado, na prática, porque a concorrência de mercado resulta em descontos expressivos nas vendas em farmácias. E existem descontos obrigatórios para o governo, além de abatimentos negociados”, explica o presidente-executivo, Antônio Britto.
A entidade diz que os índices de reajuste são calculados com base no IPCA e também levam em conta fatores de produtividade e de concorrência apontados pela CMED. Segundo a associação, no ano passado, o índice acabou sendo mais alto porque o país passava por um período de alta na inflação. “A indústria farmacêutica também havia sido impactada pelas variações do câmbio e pela alta da energia elétrica – todos fatores previstos no cálculo oficial para o índice de reajuste”, afirma.
Reajuste não é imediato
De acordo com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), o reajuste atualiza a tabela de Preços Máximos ao Consumidor (PMC) e não gera aumentos automáticos nem imediatos nas farmácias e drogarias, principalmente em relação aos medicamentos que apresentam grande concorrência.
Em regra, há um período de ajuste, que dura de dois a três meses. As primeiras variações de preço acontecem frequentemente em junho ou julho, quando começam as reposições de estoque, já que o varejo costuma antecipar compras antes da entrada em vigor do reajuste, segundo o Sindusfarma.
Para o Sindusfarma, com o reajuste médio de 2,63%, esses índices autorizados "não repõem a inflação passada (IPCA), no acumulado de 12 meses (março de 2016 a fevereiro de 2017) e muito menos os aumentos incorporados à estrutura de custos do setor".
"Entre 2008 a 2016, para um reajuste de preços dos medicamentos acumulado de 58,83%, a inflação geral acumulada atingiu 77,20% (INPC-IBGE) e os aumentos de salário concedidos pelo setor somaram 93,41%. Se todas as apresentações de medicamentos forem reajustadas pelos índices máximos autorizados, o aumento médio de preços dos medicamentos deverá ficar abaixo da inflação geral", informou.
Dicas para o consumidor
Veja as dicas da Proteste Associação de Consumidores para os consumidores:
- Pesquise em diferentes redes, e não deixe de pechinchar. Há diferenças mesmo dentro da mesma rede, de uma loja para outra.
- Consulte seu médico sobre a possibilidade de usar a versão genérica do medicamento. O genérico, em regra, é mais barato. E lembre que também há diferenças nos preços cobrados por diferentes laboratórios.
- Peça para seu médico receitar o medicamento pelo nome do princípio ativo e não pelo nome de marca. Assim, será mais fácil verificar a existência de genéricos e optar pelo mais barato.
- Consulte o médico sobre a possibilidade de utilizar medicamentos que constam da lista do Programa Farmácia Popular, que oferece remédios gratuitos e com preços até 90% mais baratos. Há uma série de farmácias e drogarias que participam do programa.

- Para quem tem doença crônica, também outra forma de economia é a adesão a programas de fidelização de laboratórios. A adesão é feita pelo site das empresas ou por um telefone 0800, identificado nos rótulos dos produtos. Dependendo do medicamento, os descontos chegam até 70%.
G1

Nota ao público do gabinete do vereador Carlson Pessoa

Diante da matéria divulgada por um portal de notícias da capital, Teresina, no início da tarde desta quarta-feira (29), dando conta de uma ação penal que corre na justiça contra o blogueiro e radialista Roberto William Rufino de Sousa, o vereador Carlson Pessoa (PPS), esclarece seu desconhecimento do fato no momento da contratação. No início deste ano, quando Roberto William foi contratado para prestar serviços no gabinete do vereador, o mesmo não informou ao parlamentar sobre nenhum processo que corria contra sua pessoa. Ademais, é pertinente ressaltar que a Câmara Municipal de Parnaíba não exige certidão negativa de condenações judiciais no ato de suas contratações. Vale ressaltar ainda, que este nem chega a ser o caso do comunicador citado, pois o mesmo ainda não foi condenado. O processo tramita na 1ª Vara Criminal de Parnaíba desde julho de 2015, quando Roberto William foi acusado de cometer atentado violento ao pudor contra uma adolescente.

Em meio a repercussão do caso e como membro da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parnaíba, o vereador Carlson Pessoa irá propor que a partir de agora, seja incluído como critério de contratação, a apresentação da certidão negativa da Polícia Federal, Ministério Público e das Justiças Federais e Estaduais. A medida garantirá que todas as futuras contratações da Casa de Leis não venham incorrer em problemas semelhantes.

Registra-se ainda, que o mesmo supostamente ocorreu com a gestão municipal, quando contratou o blogueiro e radialista Roberto William na prestação de serviços até dezembro de 2016, como contratado na gestão do então prefeito Florentino Neto (PT), conforme dispõe a Portaria de N° 1140/2015, data de 11 de agosto de 2015. O assessor jurídico do parlamentar, Daniel Nogueira, esclarece que não há nenhum impeditivo de lei para a contratação do comunicador. Entretanto, por questões éticas, o vereador Carlson Pessoa tomará as providências cabíveis.


Att,
Assessoria de Comunicação do Vereador Carlson Pessoa

Em Parnaíba PRF prende homem com arma de fogo e outro sem CNH

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo na BR402, km13 em Parnaíba na noite desta quinta-feira (30).
 
Os policiais abordaram um caminhão M.BENZ/ATRON 1319 de placa OJQ-8712 conduzido pelo  Sr. P.C.O.S. (34anos), que levava um passageiro de iniciais S.H. Após revista minuciosa em uma mochila do passageiro, foi encontrada e apreendida uma Pistola calibre .380 ACP. Foram encontradas ainda 09munições intactas.

ENQUADRAMENTOS: S.H. foi enquadrado por PORTE ILEGAL DE ARMAS DE FOGO Estatuto do Desarmamento (Lei Especial 10.826/2003) - Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

Ocorrência encaminhada para a Polícia Civil de Parnaíba para a tomada das providências cabíveis.

CONDUTOR SEM CNH PRESO: 

Os PRFs também prenderam um homem por dirigir sem habilitação na BR 343 km 47.0  sentido decrescente em Buriti dos Lopes - PI.

O condutor (W.F.S.A. – 18anos) de uma moto HONDA/CG150 FAN de placa PIH-5732  desobedeceu a ordem de parada dos policiais, empreendeu fuga subindo por  cima de calçadas e  pelo meio-fio da rodovia, colocando em risco os pedestres que transitavam por estes locais, sendo alcançado e abordado na sequência.

ENQUADRAMENTOS: W.F.S.A foi enquadrado por crime de trânsito de dirigir sem habilitação CTB (Lei 9.503/1997) - Art. 309. Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano.

Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Buriti dos Lopes/PI.
  

PRF – SEGURANÇA COM CIDADANIA

Leitor: Flagrantes de irregularidades no trânsito de Parnaíba

O objetivo desta nota é tornar o trânsito mais seguro e organizado em Parnaíba, assim, evitando acidentes e prejuízos materiais e físicos.
Invadiu a calçada desobedecendo o CBT. Estacionou bem na esquina sem os cinco metros que manda a lei.
Estacionou no meio da passagem, impedido outros veículos de estacionarem.
Fazendo manobra ilegal na Av. Chagas Rodrigues.
Deu luz de alerta estacionado encima da faixa de pedestre e com bagageiro aberto.
Bem no centro, onde é proibido estacionar e muito menos do lado esquerdo da via.
Van fora da faixa, que por sinal já quase não existe mais.
Edição: Blog do Pessoa

Nova unidade do Bradesco será inaugurada em novembro na Av. Pinheiro Machado

Obra em estágio adiantado está sendo realizada na Av. Pinheiro Machado para abrigar mais uma agência do Bradesco em Parnaíba.
Uma nova unidade do Banco Bradesco em Parnaíba deverá ser inaugurada na segunda quinzena do mês de novembro deste ano. A nova instalação da unidade bancária está sendo preparada no térreo da Gráfica Circulando, situada na Avenida Pinheiro Machado, próximo ao balão do Mirante, no bairro Reis Veloso.

Operários trabalham durante todo o dia para cumprir o prazo e entregar o banco ao público, que deverá desafogar as imensas filas, amenizar o incômodo a e superlotação do Bradesco no Centro, até então o único da cidade. Com a reforma, a Gráfica Circulando passou a funcionar no primeiro andar do prédio.

Na Avenida Pinheiro Machado também está sendo construída outra unidade do Banco do Nordeste, além da Caixa Econômica e do Banco do Brasil que já existem na mesma via. A vinda dessas empresas passa a valorizar ainda mais a região que vem sendo chamada pela população de “o novo Centro Comercial de Parnaíba”.

Por Luzia Paula

Mulher desaparecida em Parnaíba, família busca ajuda

"Ola boa, eu Jovana gostaria de alguém viu essa moça ela é minha tia estar desaparecida a 13 dias qualquer coisa mim aviser". Informou uma parente.

O telefone para contato é (86) 995479134.


Edição: Veja Parnaíba

Morre no HEDA uma das vítimas do capotamento em Buriti dos Lopes

Vítima de acidente de trânsito em Buriti dos Lopes morre em hospital de Parnaíba. 

Valdenir Barros de Brito foi socorrido e encaminhado ao Heda em Parnaíba, mas não resistiu.
Ele dirigia um veículo que capotou na última segunda-feira, dia 27, na PI-211, próximo a entrada do povoado São Domingos em Buriti dos Lopes.

O trabalhador Valdenir Barros de Brito, 40 anos, morreu na tarde desta quinta-feira, dia 30, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba. Ele dirigia um veículo modelo Gol na última segunda-feira, dia 27, quando perdeu o controle da direção e atingiu um poste, capotando o carro na rodovia PI-211, próximo a entrada do povoado São Domingos, zona rural de Buriti dos Lopes.
No carro estava Valdenir Barros, dois irmãos e mais duas mulheres que tiveram vários ferimentos pelo corpo.

No dia do acidente, todos os envolvidos foram socorridos e encaminhados ao HEDA. Como o estado mais grave era o do irmão Francisco Barros, o mesmo foi transferido para o HUT em Teresina, e Valdenir ficou hospitalizado em Parnaíba, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A notícia de seu falecimento foi publicada em rede social na tarde desta quinta por sua irmã.


Por: Frank Cardoso/Portal Boca do Povo

quinta-feira, 30 de março de 2017

Prefeitura é multada por interromper rio que abastece Lagoa do Portinho

A Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), multou o município de Bom Princípio do Piauí pela construção de uma estrada vicinal, na zorna rural, que corta o rio Marruás em cinco trechos. O fato é que o rio é um flúmen que abastece a Lagoa do Portinho, no município de Parnaíba.
Após uma vistoria da Semar foram constatadas ainda irregularidades como danos a vegetação nativa de área de preservação e utilização de piçarra adquirida de forma clandestina, logo sem autorização ou licenciamento. A multa apresentada pela SEMAR foi de R$ 100 mil.
Segundo Waneska Vasconcelos, auditora fiscal ambiental da SEMAR, a prefeitura de Bom Princípio tem vinte dias para recorrer, inclusive com um termo de ajuste de conduta e um termo de compromisso de recuperação dos danos causados. O prefeito Apolinário Costa disse que tem licença ambiental e que a construção não atrapalha a passagem da agua rumo a Lagoa do Portinho.
Informações TV Meio Norte

Adolescente processa a mãe na Espanha por obrigá-lo a trocar o celular pelos estudos

Um adolescente espanhol de 15 anos denunciou a própria mãe para a polícia depois que ela tirou o celular de sua mão para que ele estudasse. Segundo o jornal local "La Voz de Almería", o caso aconteceu no dia 28 de fevereiro na cidade de El Ejido, que fica na província de Almeria, no sul da Espanha. Após ter o aparelho retirado a força, o filho chamou a guarda civil e o caso foi parar na justiça, já que a mãe acabou sendo acusada formalmente por maus tratos.
Resultado de imagem para celular e estudos
Imagem Ilustrativa
No dia 28 de fevereiro, a Espanha comemora o Dia da Andaluzia, região onde fica El Ejido. Era uma terça-feira, feriado escolar local. O jornal afirma que a briga com sua mãe aconteceu por volta das 20h: como ele se recusava a deixar o telefone de lado para estudar, a mãe, identificada como María Angustias H. H., o tomou de sua mão "forçando levemente" o adolescente.
De acordo com o "Voz de Almería", a promotoria pediu pena de nove meses de prisão para a mulher, além da obrigação de que ela pagasse os custos do processo penal.

O juiz Luis Miguel Columna, porém, decidiu absolver María Angustias. Segundo o jornal, o juiz considerou que "o ocorrido neste dia no domicílio familiar não constitui um delito de maus tratos, mas, pelo contrário, a mãe atuou corretamente em cumprimento dos direitos e obrigações derivados do poder paternal".
G1

Mega-Sena acumula e pode pagar até R$ 25 milhões no sábado; confira números sorteados

Mais uma vez o prêmio da Mega-Sena acumulou. Na noite desta quarta-feira (29), ninguém acertou as dezenas sorteadas e a principal loteria do país pode pagar até R$ 25 milhões.
Resultado de imagem para premio mega sena
Os números sorteados foram 03, 09, 18, 23, 50 e 52. A quina, segunda faixa de premiação, teve 100 apostas ganhadoras, valendo cada uma delas R$ 23.094,50, Já a quadra premiou 5.478 apostas com R$ 602,26, cada.
O próximo concurso, de número 1.917, será realizado no sábado (1), a partir das 19h (horário de MS). As apostas, que tem o valor mínimo de R$ 3,50, podem ser feitas até às 18h (MS) do dia do concurso em qualquer casa lotérica.
Além da Mega-Sena, também são registradas as apostas para a Dupla Sena de Páscoa. O prêmio, estimado em R$ 20 milhões, será sorteado no dia 15 de abril. As apostas paralelas vão até o dia 6 de abril.
A partir do dia 7 de abril, todas as apostas concorrerão para a Dupla de Páscoa, inclusive as registradas em volantes regulares da Dupla-Sena. As apostas poderão ser feitas até às 18h (horário de MS) do dia 15 de abril.
Fonte: CampoGrandeNews

PRF apreende moto com chassi adulterado e veículo com documento falso em Parnaíba



A Polícia Rodoviária Federal apreendeu nesta segunda-feira(27), na BR 343,Km48, em Parnaíba, uma moto com chassi adulterado e um veículo com documento falso. Duas pessoas foram presas. 
Na primeira ocorrência, os policiais abordaram um condutor que pilotava uma moto HONDA/CG 150 TITAN de placa DAF-0134. Após verificação do documento e veículo, constatou-se que havia adulteração no número do chassi. O homem foi preso e enquadrado por adulteração de sinal identificador de veículo automotor - veículo art. 311 - Adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento: (Redação dada pela Lei nº 9.426, de 1996).

Na segunda ocorrência, os PRFs abordaram o veículo I/TOYOTA/HILUX CD4X de placa HYR-9071. Ao ser solicitado pelos documentos pessoais e do veículo, o condutor apresentou documento do veículo (CRLV) com indícios de falsificação. Diante dos fatos a equipe realizou busca no interior do veículo, onde foram encontrados mais dois documentos CRLVs de anos anteriores também com os mesmos indícios de falsificação. O condutor foi preso e enquadrado por uso de documento falso art. 304 - fazer uso de qualquer dos papéis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302: falsificação de documento público art. 297 - falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro.

Ocorrências encaminhadas para a Polícia Federal em Parnaíba – PI para a tomada das providências cabíveis.

PRF – SEGURANÇA COM CIDADANIA

quarta-feira, 29 de março de 2017

Saíba identificar combustível adulterado e se proteja

Ainda que a fiscalização dos postos de combustível pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) seja constante, não são raros os casos de adulteração. Para você se precaver dessa irregularidade, o iCarros lista as adulterações mais comuns e os sinais que seu carro pode dar indicando algo errado com o combustível.
Resultado de imagem para Combustível adulterado
Adulterações mais comuns
De acordo com a ANP, as principais fraudes e adulterações são:
Etanol: uma adulteração muito comum é vender, no lugar do etanol hidratado (o combustível correto), uma mistura de etanol hidratado com etanol anidro (aquele que é misturado à gasolina, de cor alaranjada). Ou pior, uma mistura do etanol anidro com água, o chamado "álcool molhado". Somente a gasolina pode receber essa adição de etanol anidro, o que é previsto por lei na proporção de 27%. 
Gasolina: a adulteração mais comum é o excesso de etanol anidro, adicionado em uma porcentagem acima da máxima permitida por lei, atualmente de 27%. Na gasolina premium, essa porcentagem é menor, de 25%. Além disso, podem ser adicionados solventes à gasolina.
Óleo diesel: o problema mais frequente com o diesel é o seu aspecto, que deve estar límpido e isento de impurezas. E em função do tipo de diesel, varia a quantidade de enxofre. O S-500, por exemplo, tem 500 partes de enxofre por milhão, enquanto o S-10 tem 10 partes por milhão.
Em todos os combustíveis: também é comum a modificação da bomba, chamada "bomba baixa", para que a quantidade de combustível abastecida no tanque do carro seja menor do que a registrada na bomba. Ou seja, você paga mais e leva menos.

Resultado de imagem para Combustível adulteradoComo se proteger?

A ANP lista também algumas atitudes que o cliente pode adotar para evitar ser vítima dessas fraudes:
1. Pesquise preços: a definição dos preços dos combustíveis no Brasil é livre desde 2002, ou seja, não existe uma tabela nem valores mínimos ou máximos que os revendedores devem praticar. Nem os reajustes precisam ser aprovados. Por isso, vale a pena pesquisar os preços antes de abastecer e descofie de valores mais abaixo da média praticada no seu bairro. É possível consultar a pesquisa semanal de preços da ANP no site www.anp.gov.br/precos ou pelo celular www.anp.gov.br/mpreco.
2. Verifique o preço na bomba: confira se o valor na bomba é igual ao preço exibido nos painéis. Vale destacar que a ANP exige que o posto exiba os preços dos combustíveis bem visíveis em painel logo na entrada, durante o dia e à noite.
3. Confira a origem do combustível: mesmo os postos bandeira branca, ou seja, sem distribuidora exclusiva, devem informar em cada bomba qual foi a distribuidora que forneceu o combustível.
4. Confira se é comum ou aditivado: também deve estar bem claro na bomba, de forma visísvel, se o combustível fornecido ali é comum ou aditivado.
5. Não aceite venda casada: o posto não pode vender combustível com a condição de que o cliente compre outro combustível, outro produto ou serviço. Também não é permitido ao revendedore limitar a quantidade de combustível que vai vender a cada cliente.
6. Procure o selo do Inmetro: toda bomba de combustível deve ter o selo do Inmetro, que afere se o volume marcado é o mesmo abastecido no tanque do veículo.
7. Desconfiou, peça um teste: se desconfiar de diferença entre a quantidade de combustível que você pagou e a que realmente foi posta no tanque, peça ao posto para testar a bomba na sua frente. O posto não pode se negar a fazer esse teste de vazão. Deve ser usada a medida padrão de 20 litros aferida e lacrada pelo Inmetro, sendo que a diferença máxima permitida é de 100 ml para mais ou para menos. Se for maior, entre em contato com a ANP.
8. Exija a nota fiscal: a nota fiscal é a prova de que você comprou naquele posto e a identificação exata do que você comprou. 
9. Verifique a qualidade: o posto também não pode se recusar a fazer o teste da proveta, que determina a qualidade da gasolina ao medir a porcentagem de etanol misturado. No caso do etanol, verifique se o combustível está límpido, isento de impurezas e sem coloração alaranjada.
10. Denuncie: se você suspeitar de irregularidades, faça uma denúncia à ANP pela internet ou pelo telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita). Quanto mais informações sobre o posto, melhor. Por isso é importante ter a nota fiscal, onde aparecem dados como CNPJ, razão social, endereço e distribuidora. Você pode consultar a relação completa de postos autuados ou interditados no site da ANP.
Quais são os sinais no carro?
Existem alguns sintomas perceptíveis no veículo que podem indicar problema com o combustível, seja por adulteração ou por má conservação. São eles:
1. Falha na partida: o primeiro sinal pode ser na partida, embora essas falhas não necessariamente signifiquem problema com o combustível. Vale a pena ficar atento a isso principalmente se você mudou de local de abastecimento. 
2. Consumo elevado: o consumo varia de acordo com o uso do veículo e o estilo de condução. Porém, se você mudou de posto de combustível e o consumo aumentou, pode ser um indício de adulteração.
3. Perda de potência: o motor é quem mais sente os efeitos do combustível adulterado, sofrendo danos no filtro de combustível, nas velas e nas bombas. Por isso, se você notar perda repentina de potência, barulhos incomuns ou engasgos no motor e falhas no escapamento, tudo isso também podem ser sinais de má qualidade do combustível.  
É importante ficar atento aos sinais do veículo. Separados, esses sintomas podem indicar diversos problemas, mas juntos são um indício mais certo de má qualidade do combustível usado. Se desconfiar, denuncie à ANP. Você também pode solicitar ao posto que faça os testes de qualidade na sua frente. 
Fonte: Icarros

Quixadaense degola homem de 55 anos e tenta vender a cabeça da vítima num supermercado Veja o vídeo.

Leonilson Rodrigues Sabino, 30 anos.

Um quixadaense matou um morador de rua e cortou a cabeça dele na faixa de areia da praia de Boraceia, em Bertioga (103 km de SP). Depois, ele pegou a cabeça da vítima, colocou em um saco e foi até um supermercado. O acusado foi preso e confessou. O crime aconteceu na quinta-feira, 23.
De acordo com a polícia, eram 6h30 quando Leonilson Rodrigues Sabino, 30 anos, brigou com o morador de rua José Vilela, 55 anos. Ele matou a vítima com uma faca e cortou a cabeça dela. A polícia afirma que eles não se conheciam e que não sabe o motivo da briga.
Ainda segundo a polícia, após cortar a cabeça da vítima, Sabino colocou-a em um saco de pano e caminhou com ela até a porta de um supermercado na divisa com São Sebastião (191 km de SP). Lá, ameaçou clientes e tentou atacar Antonio da Silva, 35 anos, que estava na fila para comprar pão.
Silva afirmou à polícia que Sabino tentou lhe vender a cabeça, dizendo que era de um porco. O rapaz não chegou a ver o que havia dentro do saco. Após um bate boca, Sabino tentou atacá-lo. Durante a briga, o criminoso soltou a faca que levava, atingindo uma outra pessoa, que teve ferimentos leves na altura do rosto, segundo a polícia. Testemunhas detiveram Sabino, que, aparentemente estava embriagado, e acionaram a Polícia Militar.
Assim que a polícia chegou, Silva contou que havia sido atacado e os PMs começaram a revistar Sabino. Foi quando os policiais viram a cabeça no saco. Os PMs fizeram um breve questionamento e levaram o homem à delegacia seccional de Bertioga.
Segundo a Polícia Civil, o morador de rua é do litoral e tem parentes em Boraceia. Mas, em decorrência do alcoolismo, deixou a família. A polícia diz que Sabino estava com uma garrafa de cachaça quase vazia e que delirava quando foi preso, dando várias versões sobre o mesmo fato. Ele, no entanto, confessou o crime.
Leonilson já havia cometido outro homicídio, em 2012, quando matou sua companheira, a agricultora Francisca Cleene Gomes da Silva, de 26 anos, na Zona Rural de Quixadá. Ela foi morta com 25 facadas. Leonilson chegou a ser preso e o juiz determinou sua internação num manicômio. Mas em 2013 o Tribunal de Justiça do Ceará lhe conferiu um habeas corpus, deixando-o em liberdade. Veja o vídeo Brasil Urgente.
Tocador de vídeo
00:31
01:26
*Com informações do jornal Agora São Paulo. 

Em Parnaíba imóvel abandonado vira lixão e leva risco de saúde a população

Um imóvel na rua Almirante Gervásio Sampaio Nº 274 no Bairro Nossa Senhora do Carmo em Parnaíba, se encontra nas ruínas e o pior é que o lixo acumulado pode levar doenças graves aos moradores próximos a casa aparentemente abandonada.
A prefeitura de Parnaíba está sendo acionada para tomar medidas urgentes e conter a situação. Os moradores temem que as chuvas provoquem o desabamento do imóvel. As águas acumuladas em meio a pneus, garrafas e outros lixos, estão transformando o local em um grande viveiro de mosquitos transmissores de doenças.
Vizinhos pedem alguma providencia dos órgãos de segurança e saúde pública. O imóvel fica em frente ao posto do saúde do bairro Nossa Senhora do Carmo.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa 

Assaltante é morto após roubar cordão de ouro e celular de vítima

Um jovem de 20 anos foi morto ao realizar um assalto, na tarde desta terça-feira (28), no Centro de Teresina. 
De acordo com o cabo Wellington Roberto, do 1º Batalhão da Polícia Militar, Kelton Francisco Castro de Carvalho assaltou uma mulher na Rua Riachuelo. Dela, ele roubou um cordão de ouro, uma pulseira e um celular. Uma pessoa, que viu o assalto, reagiu e efetuou disparos contra o assaltante, que morreu na hora.
Ainda não se sabe quem efetuou os tiros contra o assaltante. Pessoas que estavam no local informaram à polícia que foi um policial. A perícia criminal esteve no local e constatou que as cápsulas de munição encontradas no corpo do assaltante são de pistola .40. 
"Não sabemos informar quem efetuou os disparos. A mulher assaltada também não sabe", conta o policial. 
O delegado Marcelo Leal, da Delegacia de Homicídios, vai investigar o caso e tentar descobrir quem atirou contra o assaltante. 
"Se for um policial ele será orientado a ir a delegacia", assegurou o delegado. 
O jovem foi baleado com pelo menos cinco disparos, nas pernas e abdômen. Com ele, foram encontrados o cordão, a pulseira e o celular, produtos do roubo.
O assaltante morava na Vila Cristalina, região do bairro Água Mineral, na zona Norte da capital. De acordo com a PM, ele era conhecido na região por praticar assaltos. A irmã foi ao local onde ele foi assassinado e, abalada, não quis falar com a imprensa.
Izabella Pimentel (especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

terça-feira, 28 de março de 2017

Consumidores pagaram R$ 3,7 bilhões a mais nas contas de luz entre 2009 e 2016

Entrre 30 de julho de 2009 e 30 de julho de 2016, os consumidores pagaram R$ 3,7 bilhões a mais nas contas de luz, dinheiro que foi direcionado para a compra de combustível usado em termelétricas da Amazonas Energia, distribuidora que atende ao estado do Amazonas.
O prejuízo ao consumidor foi calculado por uma fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo resultado foi divulgado nesta terça-feira (28).
Resultado de imagem para Consumidores pagaram R$ 3,7 bilhões a mais nas contas de luz
Mais cedo nesta terça, a Aneel já havia anunciado a devolução de R$ 900 milhões, também cobrados indevidamente dos consumidores nas contas de luz, desta vez por conta da incidência irregular de um encargo destinado a remunerar a usina nuclear de Angra 3. A devolução será feita por meio de desconto nas contas de luz, em abril.

Eletrobras
A irregularidade apontada pela fiscalização da Aneel envolve a chamada Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), abastecida por recursos cobrados dos consumidores, via conta de luz, e cujos recursos são usados para financiar a compra de uma parte do combustível usado nas termelétricas que geram energia para áreas isoladas no Norte do país, entre elas no Amazonas.
A fiscalização verificou que, no período indicado, a Eletrobras, que é a responsável pela gestão da CCC, repassou mais dinheiro para a Amazonas Energia do que deveria. A área técnica da agência encontrou uma série de problemas, entre eles o fato de os consumidores terem pago mais gás natural do que as térmicas tinham capacidade de usar, conforme já revelou o G1.
Segundo a Aneel, a Eletrobras não geriu adequadamente a CCC. A estatal, aponta a fiscalização, não aplicou limites previstos para a transferência de recursos à Amazonas Energia, entre eles o que se refere à quantidade de gás natural passível de ressarcimento via CCC e o valor máximo que deveria ser pago por esse combustível.

A fiscalização verificou que, dos R$ 3,7 bilhões cobrados indevidamente, R$ 1,7 bilhão se refere a ressarcimento acima do permitido à Amazonas por compra de combustível. A Aneel apontou ainda que os consumidores pagaram R$ 1 bilhão a mais pelos contratos de confissão de dívida entre a CCC e a Amazonas Energia.
Eletrobras e Amazonas Energia terão 15 dias para apresentarem seus argumentos. Depois disso, a Superintendência de Fiscalização da Aneel poderá pedir o ressarcimento dos consumidores.
Segundo a agência, o precedente de processos semelhantes é exigir que o ressarcimento seja feito pela gestora do fundo, no caso a Eletrobras. Se for condenada pela Superintendência de Fiscalização a fazer o ressarcimento aos consumidores, a Eletrobras poderá recorrer à Diretoria da Aneel.

Cobrança indevida pode ser maior

Os R$ 3,7 bilhões referem-se somente aos pagamentos feitos a mais para a Amazonas Energia. A Aneel ainda está concluindo os resultados de fiscalizações semelhantes feitas em outras distribuidoras: Ceron, Eletroacre, CEA, CERR, Boa Vista, Eletronorte, Celpa, Cemat, Celpe, laém de seis produtores independentes.
Assim, a contribuição indevida dos consumidores para a CCC pode ser superior aos R$ 3,7 bilhões. Segundo a Aneel, a Amazonas Energia recebe 70% de todo o valor da CCC.
Em 2017, a CCC custará aos consumidores de energia R$ 5,06 bilhões. A conta foi criada para bancar parte do combustível usado nas termelétricas que atendem as regiões isoladas do país, onde não chega a rede nacional de transmissão de energia elétrica. Sem esse auxílio, a conta de luz dos habitantes dessas áreas isoladas seria muito mais cara que no resto do país.
Isso porque o custo médio de geração nas regiões isoladas, atendidas apenas por termelétricas, é de R$ 533,45 por MWh. Já nas regiões "interligadas", ou seja, atendidas pela rede nacional de transmissão, por onde passa energia mais barata, como a gerada por hidrelétricas, o custo é de R$ 204,84 por MWh.
G1