quarta-feira, 5 de abril de 2017

Meteorito que​ fez a Bahia tremer caiu ao norte de salvador

Uma rota estimada da pedra, que deve ter ido parar entre a capital e Alagoinhas.
Meteorito que fez a Bahia tremer caiu ao norte de Salvador
Crédito: Reprodução
Fragmentos do meteorito que assustou Salvador e várias outras cidades da Bahia no último dia 26 devem ter caído ao norte da capital, entre o município e a cidade de Alagoinhas. A revelação é do professor Wilton Carvalho, do grupo de pesquisa em Petrologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que está estudando a trajetória da bola de fogo.

“A gente conseguiu, pelos relatos e por uma testemunha de Pernambués, estimar uma rota da bola de fogo. Ela sai daqui de Salvador ela vai em direção ao norte. Em volta de Alagoinhas, foram registradas muitas ocorrências de som e de visualização. Ela deve ter caído antes desta cidade, mas não temos precisão”, conta.

Agora, a luta do pesquisador é encontrar fragmentos do meteorito. Para estimular a busca, Wilton Carvalho oferece uma recompensa para quem encontrar a rocha. O valor mínimo é de R$ 300, que pode subir a depender do tamanho e do estado de conservação. Ele espera que até o final de semana ele já ter recebido alguma resposta.

Carvalho acredita que fragmentos do meteorito devem ter caído em uma área desabitada ou de baixa densidade populacional, pois ninguém ainda afirmou ter visto a pedra caindo.

O meteorito é uma pedra da cor preta, pode ter entre 50g e 2 kg e, na maioria das vezes, é magnética. Quem encontrar um fragmento pode entrar em contato pelo email [email protected] ou por telefone com o Instituto de Geociências da Ufba ou com o Museu Geológico da Bahia. 
FONTE: Correio 24H

Nenhum comentário:

Postar um comentário