quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Pacote anticorrupção passa na Câmara sem anistia para caixa dois

Foi para o lixo boa parte das propostas que tiveram o apoio de brasileiros. Deputados federais criaram uma punição para juízes e procuradores.
Os deputados entraram pela madrugada votando as medidas contra a corrupção e simplesmente desfiguraram  o projeto. Boa parte das propostas, que tiveram o apoio de milhões de brasileiros, foi para o lixo.
A tal da anistia para caixa dois realmente não teve, mas os deputados parece foram para a desforra, fizeram um monte de modificações, criaram punição para juízes, para procuradores, entre outras mudanças. No entender de alguns, foi uma vingança dos deputados investigados pela Lava Jato. Ficou pouca coisa da proposta original.
Ninguém apresentou emenda de anistia a crimes relacionados a caixa dois. O governo acertou que não era para proposta aparecer. Dito e feito.
Primeiro, os deputados votaram o pacote aprovado na comissão, só que sem as mudanças sugeridas pelos partidos. As medidas contra corrupção passaram com esse placar: 450 votos a favor, três abstenções e só um voto contra, do deputado José Geraldo, do PTx, mas essa votação não valeu nada.
Passava da meia-noite quando os deputados começaram a mudar tudo e de cara criaram punição para juízes, promotores e procuradores, que foram enquadrados no crime de abuso de autoridade. O relator ainda tentou, disse que era uma emenda do mal, mas deputados reagiram contra ele.
A ideia do relator era deixar esse assunto para uma futura discussão. Para o Ministério Público, a punição para promotores, procuradores e juízes nesse momento é uma vingança de deputados investigados. A emenda que foi acompanhada pela maioria dos partidos é de autoridade do PDTx.
“A lei tem que chegar para todos e os que fazem mal-uso da sua profissão, seja ele do Judiciário, seja ele do Ministério Público, precisa, sim, responder pelos seus atos”, disse o deputado Weverton Rocha (PDT-MA), líder do partido.
“Vai dificultar, sem nenhuma dúvida, a Lava Jato e as investigações no Brasil”, afirmou o deputado Onyx Lorenzoni (DEMx-RS), relator do projeto.
A emenda acabou sendo aprovada por 313 votos "sim", 132 "não" e cinco abstenções. O texto diz que é crime de abuso de autoridade, entre outras coisas, juizes, procuradores e promotores agirem por motivação político-partidária, promoverem instauração de procedimento civil ou administrativo contra alguém sem indícios de culpa, divulgarem a opinião sobre processo em julgamento.
O texto ainda prevê que qualquer pessoa pode fazer a denúncia contra juízes, promotores e procuradores, e que o inocentado pode receber indenização por danos morais. A pena para magistrados e membros do Ministério Público é de seis meses a dois anos de prisão e multa
Foi entrando a madrugada e as mudanças continuaram. Os deputados derrubaram o crime de enriquecimento ilícito para servidores públicos. Caiu também a figura do reportante do bem, denunciante de caso de corrupção que poderia ser recompensado com parte do dinheiro desviado.
Ficou de fora também o acordo penal, a possibilidade de confissão de crimes menos graves em troca de redução de pena. Também saiu do texto o trecho que tratava do acordo de leniência, e que obrigava o Ministério Público a participar desses acordos, que são como delações premiadas para as empresas.
O sono chegou, mas a votação ainda não tinha acabado. Alguns deputados cochilaram nas cadeiras de fora do plenário. A sessão só foi encerrada às 4h20. Da proposta original, foram mantidas a criminalização de caixa dois de campanha, com penalização inclusive para partidos, e a corrupção como crime hediondo quando o valor desviado for de mais de 10 mil salários mínimos, o equivalente hoje a R$ 8,8 milhões.
A desfiguração do projeto foi justificada por deputados. “Primeiro, não foi explicado para os deputados da forma como deveria. Depois, foram introduzidos textos inconstitucionais, textos que são verdadeiras aberrações políticas”, disse o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), líder do partido.
E criticada por uma minoria. “O projeto sofreu uma série de mudanças que retirou partes importantes do projeto e também mudanças que representaram a inclusão de temas que poderiam até ser debatidos, mas não nesse contexto e dessa forma, que acabou passando uma imagem de retaliação”, afirmou o deputado Alessandro Molonx (Rede-RJ), líder do partido.
O projeto agora segue para votação no Senado. O procurador Deltan Dallagnol, da força-tarefa da Lava Jato, chamou de "lei da intimidação" a forma como o texto foi aprovado e destacou que, "estará nas mãos do investigado processar o investigador”
Veja phb com informações do G1

Polícia Militar apreende moto roubada em Ilha Grande de Santa Isabel

Na noite desta terça feira (29/11) policiais militares do 2º Batalhão Major Osmar em Parnaíba (PI), receberam uma denúncia de uma moto vermelha que estaria praticando assaltos no Alto do Batista por volta das 19 horas. 
Viaturas faziam rondas pela cidade quando na Ilha de Santa Isabel uma equipe de polícia encontrou a citada moto em frente à residência de um homem identificado por “Geu” que é conhecido da polícia por práticas criminosas. A moto é uma Titan/CG 150" placa PIC 6600 roubada e na Central de Flagrantes a vítima reconheceu seu veículo.


Algumas pessoas foram assaltadas pelos elementos que utilizavam a moto; mas ninguém foi preso; mas a polícia tem pistas dos crimes e a qualquer momento pode efetuar a prisão dos meliantes que praticam roubos de motos e assaltos a mão armada em Parnaíba e região.
Edição: Blog do Pessoa

Moto com maconha é refugada e abandonada por traficante, em Luís Correia

A Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) aprendeu uma moto Yamaha/T115 Crypton, modelo 2014, de cor preta, placa LWC 5544 Luís Correia (PI) por volta das 23h de quinta-feira (24/11) próximo ao Terminal Rodoviário do município de Luís Correia.
A Ciptur recebeu denúncias de que um homem estava comercializando drogas próxima a Praça Núbia Sueli, centro da cidade, e uma guarnição seguiu para o local. Quando o homem suspeito avistou a Polícia Militar, fugiu imediatamente e levou a chave da moto. Os policiais levaram o veículo para sede da Companhia e ninguém requereu a moto.
moto revistada
Por volta das 11h desta terça-feira (20/11) o comandante da CIPTUR, o major Antônio Pacífico, recomendou que fosse feito uma vistoria na motocicleta. Após levantar o assento foram encontradas vinte embalagens de maconha e uma porção maior da mesma substância. Diante disso, os policiais compreenderam porque a moto estava sendo refugada. O caso foi levado para a Delegacia de Luís Correia.
maconha apreendidamaconha no saco moto
Por Daniel Santos

Polícia Militar prende “tarado do banheiro” na UFPI

Um homem acusado de ser o “Tarado do Banheiro” foi preso às 19h40 de terça-feira (29/11), na Universidade Federal do Piauí, campus Parnaíba, depois de abusar de uma estudante que estava dentro do banheiro feminino da Instituição de Ensino Superior.
Gustavo
Gustavo da Silva Soares, 29 anos, natural do município de Ourém estado do Pará, foi preso por uma guarnição comandada pelo tenente Vagno Aguiar, oficial do Comando de Policiamento da Área (CPA) e levado para a Central de Flagrantes. Segundo o tenente Vagno, foi denunciado que Gustavo teria agarrado a força uma estudante dentro do banheiro feminino. Inclusive, o acusado já estava famoso; pois as denúncias já circulavam nas redes sociais fazendo referência a perseguições e assédio no banheiro feminino.
Gustavo da Silva SoaresGustavo Soares
Por Daniel Santos

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Diretor de hospital confirma morte de Danilo e atualiza sobre sobreviventes

Depois de informações desencontraras sobre o goleiro Danilo, o diretor da clínica San Juan de Dios de la Sierra, Guillermo Molina, confirmou que o jogador da Chapecoense não resistiu aos ferimentos e é uma das vítimas fatais do acidente aéreo envolvendo a delegação da Chape na madrugada desta terça-feira. O atleta chegou a ser regatado com vida, mas foi levado a óbito. Molina recebeu a informação do Hospital San Vicente, para onde Danilo foi levado.
- Dos seis sobreviventes da tragédia, nossa clínica recebeu três pacientes. A clínica Sommer recebeu uma auxiliar de voo, que está bem, de nome Jimena. O Hospital San Vicente, de Rio Negro, recebeu Jackson e Danilo. Segundo informações do hospital, Danilo faleceu. Jackson, entendi que lhe tiveram que amputar um membro inferior – disse, em entrevista ao Seleção SporTV.
Guillermo Molina também confirmou que o goleiro reserva da Chape, Jackson Follmann, e outros quatro sobreviventes seguem internados. São eles o zagueiro Neto, o lateral Alan Ruschel, o jornalista Rafael Henzel e a comissária de bordo Jimena Suárez.
- Entre as 2h30 e 3h30 da manhã, chegaram vivos Rafael Henzel, que é um jornalista local de Chapecó, e o jogador Alan Ruschel. Os dois chegaram não com consciência total, mas não muito mal no geral. Henzel entrou com um problema respiratório severo, com fraturas múltiplas de costelas, lesão no corpo, em pele. Ele se estabilizou, passou por cirurgia e se encontra na unidade intensiva se recuperando no pós-operatório - disse, complementando:
- Neto chegou às 6h45 da manhã em um estado muito severo, com compromisso céfalo-craniano, de tórax e abdominal, com fraturas abertas de membros inferiores. O paciente foi entubado, recebeu respirador, passou pelo processo de equilíbrio hemodinâmico, raio-x. Neste momento se encontra em cirurgias com todos os procedimentos para garantir sua vida.
Ainda segundo Molina, o lateral Ruschel sofreu uma lesão na décima vértebra da coluna. O jogador corre risco de perder o movimento dos membros inferiores.
Lance.com

Foragido da justiça é preso na zona rural de Parnaíba

Uma unidade da Força Tática de Parnaíba em conjunto com policiais do GE, localizaram na manhã desta segunda-feira(28), o foragido da justiça Adiel do Nascimento Silva, conhecido Boto.

Boto estava escondido no povoado Márcia Machado, na zona rural de Parnaíba, e foi capturado ocasionalmente pela policia. 

Havia pelo menos 03 mandados da justiça contra 'Adiel Boto' pelo crime de tráfico de drogas. Um expedido pela justiça de Tutóia-MA
Sargento Alexandre e o soldado Pereira da FT de Parnaíba. 

Os policiais faziam diligências para localização de moto roubada na zona rural de Parnaíba, quando efetuaram duas prisões: Uma por estupro de vulnerável e a outra por força de mandado da justiça. 

Veja a lista dos jogadores que estavam no voo da Chapecoense

acidente envolvendo o avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín para a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional transportava 81 pessoas, de acordo com informações das autoridades colombianas. Veja abaixo os nomes do elenco que estavam no voo, além do técnico Caio Júnior:

Danilo (GOL)
Gimenez (LAD)
Bruno Rangel (ATA)
Marcelo (ZAD)
Lucas Gomes (ATA)
Sergio Manoel (VOL)
Filipe Machado (ZAE)
Matheus Biteco (VOL)
Cleber Santana (MEC)
Alan Ruschel (LAE)
William Thiego (ZAE)
Tiaguinho (ATA)
Neto (ZAD)
Josimar (VOL)
Dener (LAE)
Gil (VOL)
Ananias (MEC)
Kempes (ATA)
Follmann (GOL)
Arthur Maia (MEC)
Mateus Caramelo (LAD)
Aílton Canela (ATA)
Caio Junior (TEC)

Info QUEDA AVIAO Chapecoense b (Foto: infoesporte)

'Temer precisa aprender com o que aconteceu com a antecessora', diz autora de impeachment de Dilma

Janaina Paschoal© Ag. Senado Janaina Paschoal
Para a professora de Direito Janaína Paschoal, coautora do pedido que culminou no impeachment de Dilma Rousseff, Michel Temer "demora muito para tomar decisões indigestas", como afastar ministros envolvidos em denúncias de corrupção, e "precisa aprender com o que aconteceu com a antecessora".
Segundo a jurista, o presidente "ainda se comporta como um homem de bastidor".
"O destino fez com que ele viesse para o front", afirmou à BBC Brasil. "Quando se está no front, tem que ser firme."
Nesta quinta-feira, o jurista Hélio Bicudo, que assina com Paschoal e Miguel Reale Jr. o pedido de impedimento de Dilma afirmou que Temer "não é de nada".
"A democracia já estava ferida com a saída da Dilma. Por que, então, manter o Michel Temer? Todos sabem que ele não é de nada. O Temer trouxe o pessoal do passado para o presente. É um equívoco manter a estabilidade democrática através da burocracia", afirmou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
A colega, entretanto, diz que é cedo para apoiar ou rejeitar o afastamento de Temer.
"Não me compete fazer a defesa do presidente. Mas este episódio está muito nebuloso", diz, afirmando que não leu o pedido de impeachment do peemedebista protocolado nesta segunda-feira por parlamentares do PSOL.
"Nesse tipo de situação pode haver algum subjetivismo. De repente, foi uma fala do presidente tentando conciliar e o ex-ministro se sentiu pressionado", avalia.
"O fato de o doutor Hélio, que eu respeito e muito, ter se manifestado nesse sentido, não significa que eu deva corroborar. Ele, como todo brasileiro, está apreensivo. Toda hora é uma denúncia, é uma situação. É muito deprimente."
A jurista completa: "Se vierem à tona elementos a demonstrar que houve crimes de responsabilidade, aí muda (minha opinião)."

Temer x Callero

Geddel Vieira Lima (esq.) e Marcelo Calero (dir.)© ABr Geddel Vieira Lima (esq.) e Marcelo Calero (dir.)
Janaína Paschoal se refere às denúncias do ex-ministro Marcelo Calero (Cultura) contra homens-fortes do governo Temer - incluindo o próprio presidente.
Calero deixou o cargo no dia 18 após, segundo ele, ter sofrido pressões indevidas para atuar no sentido de viabilizar a liberação da construção de um prédio de 30 andares em área histórica de Salvador.
O pedido partiu inicialmente do ex-ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), que possui um apartamento nesse empreendimento, comprado na planta. O Iphan, órgão ligado ao Ministério da Cultura, barrou a obra.
Calero contou que, em um primeiro contato com Temer, após um jantar dia 11, o presidente teria apoiado sua decisão de não interferir na questão.
No entanto, no dia seguinte o presidente teria o convocado com urgência ao Planalto e indicado que ele remetesse o caso para a Advocacia-Geral da União, que resolveria a questão.
"Em menos de 24 horas todo aquele respaldo que me havia garantido ele me retira e me determina que eu criasse uma manobra, um artifício, uma chicana como se diz no mundo jurídico, para que o caso fosse levado à AGU", acusou Calero.
Temer, Geddel e o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) negam ter pressionado o ex-titular da Cultura.

Anistia

Questionada pela reportagem, a professora da USP disse que ainda é cedo para dar uma nota ao governo Temer.
"A gente quer que dê certo. Se o país for para o buraco, todo mundo vai junto."
Mas afirma que o peemedebista precisa tomar atitudes duras com mais agilidade.
"Ele se comporta como um homem de bastidor, mas vai precisar tomar decisões indigestas para ele e para os outros", diz. "Ele está demorando muito para adotar essa postura. Mas menos que a Dilma. Ela passava a mão na cabeça."
Paschoal prossegue: "Quando Dilma fazia isso de passar a mão na cabeca, eu falei: 'a presidente está adotando uma postura perigosa'. Deu no que deu".
À reportagem, a jurista ressalta que foi a "primeira a pedir o afastamento de Geddel".
"Numa situação dessas, tem que afastar. Depois verifica e, se for o caso, até reintegra", disse, citando publicações feitas pelo Twitter na última semana.
Também critica a suposta mobilização do Legislativo para incluir a aprovação de uma anistia a crimes de caixa 2 junto à votação das medidas anticorrupção propostas pelo Ministério Público.
"A gente, na nossa humildade, alerta. O povo está cansado", diz. "Eu só espero que eles cumpram (a promessa de vetar a anistia). Isso é muito grave. As pessoas não têm dimensão do que seria aquela anistia. É muito mais que o caixa 2."
Rodrigo Maia, Renan Calheiros e Michel Temer© Beto Barata/PR Rodrigo Maia, Renan Calheiros e Michel Temer
Ela se refere a entrevista coletiva dada por Temer, Renan Calheiros (presidente do Senado) e Rodrigo Maia (presidente da Câmara) no último domingo, em Brasília.
Além de Paschoal, o juiz federal Sergio Moro, responsável pelas ações da operação Lava Jato em primeira instância, se manifestou publicamente contra a anistia aos crimes de caixa 2.
Na ocasião, o presidente voltou a negar que tenha interferido para arbitrar um conflito de natureza privada do ex-ministro Geddel, dono de um apartamento no empreendimento barrado pelo órgão de patrimônio em Salvador.
Temer também prometeu que não permitirá a aprovação da anistia ao caixa 2.
"Estamos aqui para revelar que, há uma unanimidade daqueles dos poderes Legislativo e Executivo", afirmou o presidente.
"Não há a menor condição de se patrocinar, de se levar adiante essa proposta", declarou Temer, que disse ser preciso "ouvir a voz das ruas" em relação à anistia.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Gerente de obras é preso acusado por manter relações sexuais com menina de 12 anos



A Polícia Militar, através de uma guarnição da Força Tática, comandada pelo sargento Fabriciane Monteiro, prendeu Iran César Fonteles, 48 anos de idade, acusado de estupro de vulnerável, por volta das 12h desta segunda-feira (28/11), no Assentamento Márcia Machado, no Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí (DITALPI), zona rural de Parnaíba. Iran foi preso por manter relações sexuais com uma menina de 12 anos de idade.

Após denúncias, os policiais foram até o local e constataram a veracidade da acusação. Segundo informou o sargento Fabriciane, Iran é gerente do Assentamento e tinha consentimento dos pais da menina para que o homem mantivesse tal relacionamento e que o acusado teria convencido os pais devido à posição que ocupa naquela região. 

Os policiais militares levaram o caso para Central de Flagrantes.

Por Daniel Santos | Edição: Jornal da Parnaíba

domingo, 27 de novembro de 2016

Ciclista é atropelado por carro e tem morte imediata na Avenida Rosapolis em Parnaíba

A Polícia Militar atendeu na noite deste domingo (27), uma ocorrência com morte na Avenida Rosapolis. Os policiais foram informados por uma testemunha, sobre um acidente envolvendo um veículo Fox, de cor preta e uma bicicleta.
Segundo a PM, testemunhas informaram que o ciclista, um senhor de aproximadamente 50 anos, atravessou repentinamente a via, sendo colhido pelo veículo que seguia na Avenida sentido Joaz Souza.
A vítima, identificada apenas como Nelson, sofreu uma forte pancada na cabeça e nos membros inferiores e entrou em óbito ainda no local. O condutor do veículo evadiu-se do local, deixando para traz o pedaço do retrovisor. Populares informaram que Nelson trabalhava no ramo da construção civil e residia no conjunto Joaz Souza.
Uma equipe do Posto Avançado do IML foi até o local da ocorrência de onde fez a remoção.
Por: Gleytownei Miranda/Blog do Pessoa

EUA: com reações opostas, Obama e Trump comentam morte de Fidel Castro

Obama lembrou do trabalho em conjunto e da busca pela reconciliação entre os EUA e Cuba; Donald Trump chamou o ex-presidente cubano de ditador

Trump - Obama
Facebook/ Donald J. Trump/ Reprodução
Trump - Obama
O presidente dos EUA, Barack Obama, divulgou uma nota oficial neste sábado (26) sobre a morte do ex-presidente cubano Fidel Castro e destacou que "a história vai registrar e julgar o enorme impacto desta figura singular nas pessoas e no mundo ao seu redor".
"Neste momento do falecimento de Fidel Castro, nós estendemos uma mão de amizade ao povo cubano. Sabemos que esse momento enche os cubanos – em Cuba e nos EUA – com emoções poderosas, relembrando as incontáveis maneiras com as quais Fidel Castro alterou o curso de suas vidas individuais, de suas famílias, e da nação cubana", escreveu o mandatário.
Obama lembrou os quase 60 anos da falta de relações diplomáticas e destacou que "a relação entre os Estados Unidos e Cuba foi marcada por discórdia e desentendimentos políticos profundos".

Veja como era o mundo quando o PT foi oposição pela última vez"Durante a minha Presidência, nós trabalhamos muito para colocar o passado para trás, perseguindo um futuro no qual a relação entre nossos dois países seja definida não pelas nossas diferenças, mas pelas muitas coisas que compartilhamos enquanto vizinhos e amigos", acrescentou.

O atual presidente dos EUA, que foi chamado de "homem inteligente" pelo líder cubano, termina o comunicado desejando condolências à família de Fidel e dizendo que "nos dias que virão, eles [cubanos] se lembrarão do passado e também olharão para o futuro. Ao fazer isso, o povo cubano deve saber que eles têm nos Estados Unidos um amigo e parceiro".

Ao lado de Raúl Castro, o atual presidente de Cuba, Obama foi o responsável pela retomada das relações diplomáticas entre Estados Unidos e a ilha. No dia 18 de dezembro de 2014, os dois mandatários surpreenderam o mundo com a notícia e, desde então, vem ocorrendo uma aproximação em diversas áreas. O principal entrave, no entanto, permanece: o bloqueio econômico, que só pode ser derrubado pelo Congresso, continua vivo.

O líder norte-americano, no entanto, deu todos os passos possíveis para a reaproximação: reabriu a Embaixada na ilha cubana e foi o primeiro presidente dos EUA a visitar, oficialmente, Cuba em quase 90 anos. Seu secretário de Estado, John Kerry, foi a Havana para celebrar o momento de reaproximação e até arriscou falar espanhol.

Trump

A postura de Obama foi oposta a de seu sucessor, o republicano Donald Trump. O futuro presidente norte-americano, que ainda não indicou o secretário de Estado de seu governo, definiu Fidel como um "ditador brutal" e disse desejar um "futuro livre a Cuba".
"Hoje o mundo fala da morte de um ditador brutal que oprimiu seu povo por quase seis décadas. Enquanto Cuba permanece uma ilha totalitária, deposito esperanças de que o dia de hoje marque o fim dos horrores suportados por tanto tempo e um futuro - no qual o magnífico povo cubano possa viver, finalmente, com a liberdade que merece", escreveu o republicano.

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a cerca de R$ 20 milhões na quarta-feira

Dezenas sorteadas no concurso 1.880 foram 05, 16, 19, 37, 51 e 56; apesar de ninguém ter levado prêmio principal, 65 pessoas ganharam na Quina

Mega-Sena acumulou e pode pagar R$ 20 milhões na próxima quarta-feira; sorteio foi realizado no Espírito Santo
Rafael Neddermeyer/fotos públicas
Mega-Sena acumulou e pode pagar R$ 20 milhões na próxima quarta-feira; sorteio foi realizado no Espírito Santo
A Caixa Econômica Federal sorteou na noite deste sábado (26) as dezenas do concurso 1.880 da Mega-Sena. Nenhum apostador acertou as seis dezenas e levou o prêmio, que era de cerca de R$ 15 milhões. O sorteio foi feito no Caminhão da Sorte, que estava na cidade de Baixo Guandu, no Espírito Santo. Veja quais foram as dezenas sorteadas:
05 – 16 – 19 – 37 – 51 – 56

Jovem é preso com maconha sob suspeita de tráfico em mercado de Parnaíba

Jhonata de Souza Pinto
O Serviço Reservado do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, sob orientação do tenente coronel Adriano Lucena, prendeu Jhonata de Souza Pinto, 24 anos, por volta das 11h30 deste sábado (26/11) na entrada do Novo Troca-Troca, no Mercado da Quarenta, Bairro Mendonça Clark, em Parnaíba.
maconhaOs policiais militares apreenderam, com Jhonata Pinto, com cinco tabletes pequenos de maconha e com uma moto Honda/CG 125 Fan ES, modelo 2009, de cor vermelha, placa NHK 6363 Parnaíba (PI), cuja documentação está atrasada e o lacre da placa rompido. 
maconha e documentosA abordagem da Polícia Militar aconteceu após uma denúncia anônima. O caso foi levado para Central de Flagrantes.
moto apreendida
Por: Veja Parnaíba com informações do Costa norte.com

sábado, 26 de novembro de 2016

Homem é preso após perseguição policial com documentação atrasada e sem CNH



Um carro em atitude suspeita foi perseguido pela Polícia Rodoviária Federal desde seu posto na BR 343 passando por diversos semáforos dentro da cidade em direção perigosa. O casso que teve apoio da Força Tática da Polícia Militar ocorreu na noite desta sexta-feira (26/11) por volta das 20h30min. 

Trata-se de um veículo Honda Civic com placa de Teresina (PI). “Procedente de Teresina o motorista desobedeceu nossa ordem de parada e seguiu, nós fizemos o acompanhamento tático e na sinal da entrada do Conjunto Brother Ville onde o abordamos para ele ir para o acostamento, mas o mesmo reduziu e continuou em fuga pelo acostamento ultrapassando outros veículos parados esperando o sinal abrir e assim ele fez em outros dois semáforos até ser interceptado por definitivo na BR 343 com Av. Dr. João Silva Filho”. Relatou um dos inspetores da PRF.

Ainda de acordo com autoridade policial o motorista entrou na zona urbana de Parnaíba realizando manobras perigosos em alta velocidade colocando em risco a vida de terceiros o que configura o crime de direção perigosa. Após ser abordado a polícia identificou que o condutor não possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a documentação do veículo estava irregular. Vários pneus estava no interior do veículo, mas estes estavam documentados.

Após averiguação os federais enviaram o veículo para o pátio para minuciosa investigação e conduziram o acusado que não teve o nome revelado; até a Central de Flagrantes em Parnaíba onde foram tomadas as medidas cabíveis.
Por: Denílson Freitas/Veja Parnaíba 

Jovem de 20 anos denuncia pai por estupro enquanto dormia

Uma jovem de 20 anos pediu ajuda à Delegacia da Mulher, no Centro de Teresina, depois de sofrer um estupro realizado pelo próprio pai, no último dia 9. A jovem desconfia de ter sido dopada para que a violência sexual acontecesse.
De acordo com a delegada Vilma Alves, que está dando suporte à vítima, o caso será investigado pela Polícia Civil de Caxias-MA, onde o caso ocorreu. A delegacia de Teresina foi procurada devido à maior capacidade de oferecer suporte psicológico à vítima, que está profundamente debilitada emocionalmente.
A vítima é natural de Teresina e mora desde a infância com a mãe em São Paulo. O contato com o pai sempre foi por telefone. Segundo a jovem, ele trabalha como mototaxista e tem 40 anos. 
A vítima relatou que resolveu vir para Teresina porque tem uma filha de 4 meses, que alguns familiares queriam conhecer. Ela aproveitou a oportunidade para apresentar a neta ao avô, suspeito do crime.  
“Ela nos relatou que saiu uma noite para beber com ele em um bar, porque ela jamais imaginou que o próprio pai faria algo tão absurdo assim. Quando voltaram para a casa, ela foi dormir e já acordou na manhã seguinte sentindo as marcas da violência sexual. Imagine a crueldade de um crime assim. O próprio pai cometer um estupro enquanto a filha estava desacordada”, destaca da delegada. 
A jovem relatou que além das dores pelo corpo, sentiu tontura e muita dor de cabeça e por isso suspeita que o pai tenha colocado droga em sua bebida, porque ela não acordou durante a noite. O crime aconteceu no dia 09 de novembro e somente ontem ela realizou exame de corpo de delito.
Profundamente abalada com a situação, a jovem queria pena de morte para o pai. “Tudo que eu queria era justiça, prisão ou mesmo a morte. Queria que houvesse pena de morte para isso que ele fez”, disse a garota, que revoltada confessou desejar dar um tiro no próprio pai. 
Vilma Alves destacou que a maioria dos crimes de estupro tem como autores pessoas próximas e de confiança da vítima, o que torna essa violência ainda mais cruel. Ela lembrou do lançamento do aplicativo "Acorda, Cinderela", que visa coibir e incentivar a denúncia de crimes de estupro contra mulheres sob efeito de drogas.
“É preciso que toda a sociedade se empenhe em divulgar o aplicativo e as devidas informações sobre os direitos das vítimas, elas ficam completamente destruídas, arrasadas e precisam saber que devem denunciar”, afirmou a delegada. 
A delegacia de Caxias está responsável pela investigação do caso e o suspeito ainda está foragido. A garota revelou que deixou a casa do pai sem falar com ele sobre o ocorrido. 
Por: Veja Parnaíba com informações do Cidadeverde.com

Homem morre após sofrer infarto durante partida de futebol em Buriti dos Lopes - PI

                  Socorristas tentam reanimar o homem (Foto: Frank Cardoso)
Um homem morreu após sofrer um infarto durante uma partida de futebol na cidade de Buriti dos Lopes no final da tarde desta quinta-feira, dia 24. Segundo testemunhas, Antonio Charles da Silva do Nascimento, de 40 anos, estava em campo, quando caiu no chão e não respondeu mais.
               Socorristas tentam reanimar o homem (Foto: Frank Cardoso)
Os primeiros a socorrerem Antonio Charles foram os companheiros que jogavam futebol. Alguns chegaram a fazer massagem no homem que não reagia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atender a ocorrência. Com a demora da ambulância, o homem foi colocado em um carro particular para ir de encontro à ambulância. Quando o SAMU encontrou com o carro, o homem foi retirado do veículo e a equipe iniciou os procedimentos de reanimação.
       Homem sendo colocado na ambulância do SAMU (Foto: Frank Cardoso). 
Os socorristas tentaram por vários minutos reanimar a vítima com massagem cardíaca, mas o homem não apresentava reação. Ele foi então colocado na ambulância e levado para o Pronto Socorro do HEDA em Parnaíba. Uma ‘ambulância avançada’ do SAMU ainda chegou a ser acionada, mas o homem já estava sem vida.
             Antonio Charles da Silva do Nascimento (Foto: arquivo de família).
Antonio Charles estava em Buriti dos Lopes a trabalho, ele era responsável pela instalação de uma torre de telefonia celular e teria residência no estado do Ceará. Ainda não há informações sobre alguma doença anterior que possa ter causado o infarto ou contribuído para a causa da morte.
Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)