sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Herbert Silva realiza grande comício em Ilha Grande

A coligação “Ilha Grande no caminho certo” que tem a chapa majoritária formada por Herbert Silva (PMDB) candidato a reeleição e Edmar o Sargento (PR) candidato a vice, realizou na noite desta de quinta-feira, 29, na Avenida Martins Ribeiro, em frente o Mercado Público o comício de encerramento da campanha.
 
Uma grande multidão de adultos, idosos, jovens e crianças de todos os bairros da cidade participaram do ato e realizaram uma grande festa manifestando o apoio à reeleição de Herbert Silva. Os candidatos a vereadores da coligação e outros lideranças também manifestaram seu apoio ao prefeito Herbert Silva através de discursos e mensagens.
Herbert Silva (PMDB) candidato a reeleição e Edmar o Sargento (PR)

Em seu discurso, Herbert agradeceu a presença de todos, pediu desculpas por algumas falhas e afirmou que mesmo diante das dificuldades enfrentadas por conta da crise, não mediu esforços e continuará lutando para trazer mais progresso e desenvolvimento para Ilha Grande e, que seu maior legado durante sua primeira gestão foi o equilíbrio financeiro das contas do município que possibilitará a realização de mais obras e trazer mais desenvolvimento para a cidade, em uma nova gestão, caso reeleito.
 

O comício que teve mais de duas horas de duração transcorreu na paz e com um público muito animado que acalorava os oradores com aplausos e bandeiras e brados de vitória.
Ascom/PMIG

Acidente em cruzamento com sinalização precária; faz vítima

Um acidente em cruzamento com sinalização precária; ocorreu por volta das 13 horas desta quinta-feira (29/09) entre as ruas Armando Burlamarqui e Afonso Pena no Bairro São Francisco em Parnaíba (PI).

O motociclista não identificado foi colhido por um veículo que ao colidir, estacionou seu carro logo a frente; saindo do local do acidente. Mesmo assim o motorista estava no local prestando socorro à vítima, como manda a lei.
O SAMU foi solicitado ao local para socorrer a vítima que teve escoriações pelo corpo e foi levada para atendimento no hospital Dirceu Arcoverde. Não tivemos detalhes mais precisos sobre o acidente; o PPtran não estava no local ou não foi acionado.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

TSE autoriza o envio de tropas federais para 59 cidades do Piauí nas Eleições

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizaram o envio de Força Federal para as Eleições 2016 no Piauí. Até o momento, o TSE já deferiu a atuação da Força Federal em 307 localidades, de 298 municípios em 12 estados. 
No Piauí serão enviados homens para os municípios de Parnaíba, Caracol, Bocaina, Várzea Grande, Demerval Lobão, Picos, Piripiri, Pedro II, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus, Miguel Alves, Valença do Piauí, São João do Piauí, Piracuruca, Corrente, Santa Filomena, Parnaguá, Luzilândia, Bertolínia, Pio IX, Palmeirais, Altos, Castelo do Piauí, Canto do Buriti, Simplício Mendes, Paulistana, São Miguel do Tapuio, Fronteiras, Esperantina, Alto Longá, Ribeiro Gonçalves, Batalha, Beneditinos, Curimatá, Cocal, Pimenteiras,  Simões, Itainópolis, Monsenhor Gil, Cristino Castro, Picos, Inhuma, Francisco Santos, Santa Cruz do Piauí, Padre Marcos, São Gonçalo do Piauí, Capitão de Campos, Itaueira, Landri Sales, São Félix do Piauí, Antônio Almeida, Matias Olímpio, Angical do Piauí, Joaquim Pires, Avelino Lopes, Eliseu Martins, Aroazes e Monte Alegre do Piauí.
Em contato com o Cidadeverde.com a assessoria do Ministério da Defesa, informou que não será divulgada a quantidade de homens enviada por estado, apenas por região. A atuação da Força Federal é autorizada pelo TSE, a partir dos pedidos que chegam por meio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), por diversos motivos.
No Piauí, mesmo antes da divulgação da autorização do policiamento extra para o Estado o governador Wellington Dias já contava com o envio das tropas federais.
Os estados que receberão as forças até agora são Acre, Amazonas, Alagoas, Maranhão, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins.
Outros pedidos ainda podem ser analisados na sessão extraordinária de sexta-feira (30), marcada para as 17h.
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Notificado 2.150 casos de chikungunya em 70 municípios do PI; veja números!

De janeiro ao dia 28 de setembro deste ano, o Piauí notificou 2.150 casos de chikungunya, em 70 municípios, sendo 1.077 confirmados. O boletim 38ª Semana Epidemiológica foi apresentado pela Sala Estadual de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento à Microcefalia, da Secretaria de Estado da Saúde.

Os casos de dengue prováveis em 2016 foram de 5.066, uma redução de 31,4% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram registrados 7.352 casos. Em 2016 tivemos 3.196 casos confirmados e em 2015 foram 6.126 confirmados no mesmo período.
Teresina (2.940), Cocal (219), Simões (182), Picos (103) e Parnaíba (94) foram os municípios com maior número de casos prováveis notificados de dengue. Com relação a incidência, o município de Caldeirão Grande do Piauí apresenta o maior percentual da doença, com 1.603,8 casos por 100 mil/há. Vêm em seguida Simões (1.262,9), Marcolândia (1.030,4), Cocal (804,3) e Cajueiro da Praia (778,4).
Em relação ao zika, foram notificados 243 casos, em 30 municípios, sendo que seis foram confirmados. Em 2015, foram três casos confirmados.
Microcefalia
O Piauí notificou 188 casos suspeitos de microcefalia, sendo dois confirmados por zika vírus e 97 com exames sugestivos para processo infeccioso, sete estão em investigação e 82 foram descartados como processo infeccioso.

Os casos foram notificados em 73 municípios, sendo que Teresina(66), Parnaíba(11), Barras(06), Altos (04), José de Freitas(05) e Piripiri (04) foram os que tiveram o maior número de notificação.
Fonte: Com informações da Assessoria

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Pesquisa aponta vitória de Mão Santa em Parnaíba

Datamax/Parnaíba: Mão Santa 37,25%, Florentino 

29,75%, Gerivaldo 3,75%, Tererê 3,75%


Se a eleição de Parnaíba fosse hoje o ex-senador Mão Santa (SD)venceria a disputa eleitoral com 37,25 %, de acordo com a pesquisa DATAMAX, divulgada nesta quinta-feira (29). 
Em segundo lugar aparece o candidato Florentino Neto (PT) com 29,75% seguido de Gerivaldo (PDT)3,75%, Tererê (PSDB) 3,75%. Os nulos e brancos somam 3,25% e Não sabem/Não Opinam 22,25%.

A pesquisa registrada sob o º PI 00579/2016 foi realizada entre os dias 28 e 29 de setembro de 2016 com 400 eleitores na zona urbana e rural de Parnaíba.

Ascom

Alunos da Faculdade Maurício de Nassau; denunciam assistirem aulas no chão, por falta de estrutura.

É Lamentável o que está acontecendo na instituição de REDE PRIVADA, FACULDADE MAURÍCIO  DE NASSAU! 
Há  muitos dias estamos sem assistir aulas de acordo com o padrão como regra qualquer instituição de ensino , seja de rede privada ou pública.  Os alunos do curso de pedagogia matriculados regularmente nesta  instituição de ensino,  estão assistindo aulas SENTADOS no CHÃO dos corredores do prédio . Pois as  SALAS DE AULAS do Bloco C,  estão  SEM ENERGIA , SEM REFRIGERAÇÃO, SEM EQUIPAMENTOS TECNOLOGICOS para serem usados por alunos e professores quando preciso, Ou seja, nós academicos estamos nos deparando com esta situação constrangedora!!!!
Estamos nos prejudicando!

 Que profissional competente é esse que a instituição quer formar????

Não  ensinar conteudos ??!!
Deixar nossa qualificação para depois ?!!!

 Ontem, pela bondade e preocupação do Professor João Carlos Borges,  assistimos AULA mais uma vez,  NO CORREDOR ! 


A coordenação do curso ja está sabendo do problema, porém até o momento nenhuma providência foi tomada! 

Pagamos tão  caro para   sermos desvalorizados dentro da própria instituição! 
#Compartilhem para que a autoridade maior na instituição  tome providências, e não deixe sair da instituição profissionais desqualificados por conta de problemas  técnicos  e  falhas no gerenciamento da coordenação do curso da  própria  instituição !!!

Nossa equipe de reportagem não teve acesso aos responsáveis pela instituição.

Edição: Blog do Pessoa

Em Parnaíba obras do PT no Tabuleiros Litorâneos aparecem na relação das obras investigadas 35ª fase da Lava Jato

As obras de instalação da irrigação do Projeto Tabuleros Litorâneos, na cidade de Parnaíba localizada a 346 Km ao norte de Teresina, aparecem na relação das 38 obras ligadas  a 35ª da Operação Lava Jato, que levou a prisão do ex-ministro dos Governos Lula e Dilma,  Antonio Palocci.  Os recursos aplicados na obras são objeto de investigação. A Policia Federal trabalha com a possibilidade que parte dos recursos da obra tenham sido usados para pagar vantagens indevidas a Antonio Palocci e outros denunciados nesta fase da operação.
As obras foram retomadas em 2013, com recursos na ordem de R$ 120 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento.  Na época o Governo do Estado previu a conclusão da obra em 12 meses. No texto publicado pelo site UOL, não aparece qualquer citação de politico piauiense envolvido na denúncia e nem foi divulgado quando do valor total da obra foi desviado. 
As obras de implantação da segunda etapa do perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba, foram retomadas a partir do contrato assinado entre o Governo do Estado ( na gestão Wilson Martins) e a empresa vencedora da concorrência pública em um consório Odebrecht e Queiroz Galvão. A imagem abaixo é de uma das páginas do relatório da Polícia Federal que trata da investigação (repordução UOL). 
Texto do Uol
 A Polícia Federal (PF) abriu na terça-feira (27) inquérito relacionado à 35ª fase da Operação Lava Jato, que prendeu o ex-ministro da Casa Civil no governo Dilma Rousseff e ex-ministro da Fazenda no governo Lula, Antonio Palocci. O inquérito investiga contratos de obras realizadas pela empreiteira Odebrecht em que há suspeita de interferência do ex-ministro. A base da investigação é a planilha que revelou o Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht – departamento cuja finalidade seria pagamento de propina a agentes políticos.
O inquérito vai investigar supostos crimes de corrupção ativa e passiva, quadrilha, lavagem de capitais e de fraude a licitações.
Além de Palocci, foram presos temporariamente na fase mais recente da Lava Jato o ex-secretário da Casa Civil Juscelino Antônio Dourado, e Branislav Kontic, que atuou como assessor do ex-ministro.
A chamada operação “Omertá”, em referência ao silêncio de mafiosos em autoproteção, deflagrada na segunda-feira (26), de acordo com a Força-Tarefa é “decorrência lógica” do aprofundamento das investigações da 23ª fase da Lava Jato, que revelou planilhas do Setor de Operações Estruturadas da empreiteira Odebrecht.
O delegado Filipe Hille Pace declarou na segunda que o objetivo desta etapa é embasar investigações, com apreensão de documentos, depoimentos e prisões.
A partir da análise de e-mails e anotações registradas em celulares apreendidos, a Força-tarefa afirma ter evidências de que o ex-ministro Antônio Palocci – com auxílio de seu assessor Branislav Kontic – atuou em favor dos interesses do Grupo Odebrecht, entre 2006 e o final de 2013, interferindo em decisões tomadas pelo governo federal.
“O fato da colaboradora Maria Lúcia Guimarães Tavares (ex-funcionária da Odebrecht ) foi a única que teve coragem de quebrar o silêncio que impera na Odebrecht”, disse o o delegado Filipe Hille Pace, em coletiva de imprensa na sede da Polícia Federal em Curitiba.
“Ela sabia apenas o codinome de feira atribuído ao casal (João Santana e Mônica Moura). Mas as informações que ela trouxe foram fundamentais”.
São investigados pagamentos feitos ao PT, por meio de depósitos pela Odebrecht intermediados por Antônio Palocci: R$ 33,3 milhões via offshores ao casal João Santana e Mônica Moura, além de R$ 10 milhões por meio da empresa Shelbil,  R$ 44 milhões recebidos por Jucelino Dourado (ex-assessor de Palocci) e outros R$ 7 milhões em 2012.
Obras
São investigadas na Operação Omertà, 38 obras da empreiteira Odebrecht em todo o País e no exterior. O relatório do delegado federal Filipe Hille Pace relacionou os alvos da investigação (veja imagens abaixo). “Relaciono algumas das obras públicas e/ou consórcios e empresas indicadas no documento mencionado, repetindo que, por se tratarem de arquivos recuperados, estão parcialmente corrompidos, não sendo permitindo vincular diretamente as obras e/ou consórcios e empresas indicadas com os beneficiários encontrados e mencionados acima”, afirma.
Provas
Segundo os integrantes da força tarefa, o material analisado e que embasou a operação desta segunda-feira foi encontrado em outras fases da Operação, como por exemplo, uma planilha encontrada durante a fase Acarajé e outra encontrada no celular de Marcelo Odebrecht.
Segundo o MPF, os pagamentos feitos à conta eram constantes.  “Existe um pagamento que é feito constantemente e que forma um caixa mesmo, uma poupança e de onde são depois, pelo gestor da conta, no caso o senhor Antônio Palocci, destinados aos pagamentos de interesse do partido”, disse a procuradora Laura Gonçalves.

Assaltantes estão de olho em dinheiro de compra de votos, diz secretário

Durante as eleições no Piauí, uma prática criminosa bastante comum é a compra de votos. E sabendo que muitos candidatos andam com muito dinheiro em espécie para tal, bandidos aproveitam para a prática de assaltos com a confiança de que, por se tratar de dinheiro não declarado, as vítimas não informarão à polícia. E preocupado com a violência das abordagens nesse tipo de ação em que “ladrão rouba ladrão”, a Secretaria de Segurança iniciou uma operação para sondar os dois tipos de crime.
De acordo com secretário de segurança, Fábio Abreu, a polícia já iniciou um trabalho de investigação de grupos que estariam se preparando para assaltos a candidatos com dinheiro para a compra de votos. Segundo ele, apesar de parecer que estão protegendo uma prática criminosa dos políticos, a ação visa proteger as pessoas. “Eles conseguem essas informações de que alguém está com o dinheiro e muitas vezes nem está. Eles invadem as casas ou abordam de forma violenta. Numa abordagem dessas, por serem inexperientes, podem atirar e matar alguém pelo nervosismo. São ladrões comuns”, explica.
O secretário lembra um caso recente numa cidade em que bandidos haviam sido informados que um candidato estaria com muito dinheiro e o político acabou sendo vítima. “Foram no dia errado procurando a casa [onde estaria o dinheiro] e resolveram levar pessoal ao banco. Esqueceram até uma arma e mostra que não são profissionais e é maior o risco [de morte], explica, destacando que não foi comprovado que o candidato estaria com intenções de comprar votos.
Fábio alerta aos candidatos, principalmente no interior do estado, a terem precaução, pois podem se tornar alvos juntamente com a família. “O principal é não comprar votos, pois isso pode botar muita gente em risco. Mas é bom estarem em alerta e os bandidos acham que os candidatos tem muitos recursos em suas casas e em outros locais”, declara.
Como a compra de votos é um crime e a denúncia de roubo de uma grande quantia nas proximidades das eleições poderia alertar a polícia e o Tribunal Regional Eleitoral, esse tipo de delito dificilmente é delatado e acaba no esquecimento. “Infelizmente eles nunca informam a polícia, mas a polícia está em alerta com ações em alguns municípios antecipando as investigações para evitar as duas práticas criminosas”, finaliza.
Diego Iglesias
Redacao@cidadeverde.com

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

TRE Piauí monitora a compra de votos e cria uma força tarefa

TRE MONITORA COMPRA DE VOTOS
Comprar e vender voto é crime incurso nas penas do Código Eleitoral Brasileiro e das leis que regem o pleito. Para combater essa prática danosa ao sistema democrático, o Tribunal Regional Eleitoral criou uma Força Tarefa que está monitorando não só os candidatos, mas também os eleitores. Para o êxito desse trabalho, a corte conta com os instrumentos legais e os aplicativos das redes sociais para denuncias. Já são muitas as manifestações de irregularidades que podem desequilibrar o resultado da eleição em diversos municípios, inclusive na capital.

Resultado de imagem para tre pi

INVESTIGAÇÃO
Corregedor do TRE e também eu vice-presidente, o desembargador Edvaldo Moura informou que todas as denuncias que chegam através dos aplicativos, dentre eles o Pardal são enviadas ao Ministério Público a quem cabe a análise dos fatos para transforma-lo em processo.

POR CONTA E RISCO
Na cidade de São Miguel do Tapuio o prefeito Lincoln Matos continua sua campanha de reeleição da forma mais tranquila possível, não obstante a decisão judicial de impugna-lo. O Dr. Lincoln enfrenta uma batalha na Justiça por um processo movido pelo Ministério Público.

CONTA E RISCO 2
Situação parecida acontece em N.S. dos Remédios. Lá, o candidato oficial precisa provar ao Justiça que se desincompatibilizou do cargo de direção da CUT no prazo legal que a lei exige. Ele não teria saído no prazo legal, dizem seus adversários. Mas a campanha continua.

PIMENTEIRAS TAMBÉM
Em Pimenteiras, o médico Antão Arraes tem o mesmo problema. Seus adversários garantem que ele não pode ser candidato. Mas ele jura que está livre e toca a campanha em busca da vitória.

ELEIÇÃO EM SÃO PAULO
Na maior cidade do país, o candidato Celso Russomano(PRB), ficou para trás. João Dória(PSDB), cujo pai foi deputado pela Bahia e um tio governador, é quem está liderando agora a corrida. Detalhe: Dória nunca foi candidato nem a Inspetor de quarteirão.

A VOLTA DO CHAFARIZ
Ouvinte liga para a rádio Difusora, programa Canal Livre (das7h30m as 9h) diariamente e sugere que a prefeitura e o governo do Estado voltem a construir chafariz nos bairros. É insuportável a falta de água na cidade de Teresina.

ELEITOR LIVRE
Está valendo desde ontem e vai até 48 horas depois da eleição a lei que protege o eleitor de ser preso. Prisão nesse período só em flagrante. A mesma regra vale para candidatos. A medida visa impedir que haja constrangimento para ambos.

PARADINHA
Por causa da lei Eleitoral, a Lava jato também sai de cena, pelo menos por enquanto. Nesta semana e na outra não teremos prisões. Quem tiver culpa no cartório fique tranquilo, mandados de busca, apreensão e prisão só em outubro.

BARRADO NO BAILE
O governador Wellington Dias não vaia fazer campanha na cidade de Picos. Mesmo tendo um candidato do seu partido, ele explicou aos jornalistas que os dois candidatos lhe apoiaram em 2014, por isso, o sentimento de gratidão falou mais alto.

NA TORCIDA
Dias revelou a imprensa durante entrevista em sua casa que, se pudesse não só estaria presente na campanha em cima do palanque, como gostaria de votar no padre Valmir, o candidato do seu partido, PT.

ENDIVIDADOS
Tem dois candidatos em Teresina que vão vender parte do seu patrimônio para saldar as dívidas de campanha. Um deve já deve R$ 500 mil e outro está chegando a R$ 1 milhão.

A HORA DAS PESQUISAS
Chegou a reta final da campanha. Daqui até domingo, como a lei permite, vai ser uma enxurradas de pesquisas. Vamos assistir um festival de mentiras, trapaças, enganações, tudo pelo voto. Vamos ver ressurgir Institutos que há muitos e muitos anos deixaram de pesquisar, mas agora saíram das cinzas como Fênix para palpitar sobre pleito. A conferir.

ABANDONADO
Preso na Lava jato, o ex-ministro Palocci se queixou de abandono. O PT não deu uma nota para defende-lo. O partido preferiu ir pra cima do ministro da Justiça Alexandre Moraes, de quem pediu cabeça por ter vazado a operação que prendeu o “Italiano”.

JEITINHO BRASILEIRO
Tramita no Congresso Nacional, projeto de Lei que transforma em multa a punição de suspensão da CNH para quem alcançar os 20 pontos na carteira por irregularidades. Ao invés de ter a CNH retida e ficar proibido de dirigir, o motorista pagará multa de R$ 2 mil toda vez que atingir 20 pontos e segue pontuando normalmente.

NOTAS & NÓTULAS
*Pergunta no Fórum: a transformação De Gleise Hoffman e Paulo Bernardo em réus na Lava jato pelo STF, também faz parte da operação ”boca de urna?”.
Blogueiro: Pedro Alcântara

Ponte do Tabuleiro quebrada provoca acidente de moto

 Um senhor levou uma queda de moto no inicio da tarde desta quarta-feira(28) ao cruzar a ponte de madeira que liga o Tabuleiro ao bairro Rosapólis em Parnaíba.

A vítima usava capacete, e o outro, que levava no braço, acabou caindo na água. 

A ponte está sem proteção por conta do corrimão quebrado. A moto quase despenca da ponte. 

 Ontem, uma garota sofreu acidente no local. 

Moradores há anos reivindicam uma ponte de concreto. 

A prefeitura nunca fez nada para atender a comunidade. 

Terceira vaga piauiense na Série D ficou com o Parnahyba

A Federação de Futebol do Piauí anunciou a pretensão de realizar um torneio entre Flamengo, Piauí, Picos e Parnahyba para a escolha do terceiro representante piauiense na Série D do Campeonato Brasileiro de 2017. 
Foto - Eduardo Frota - Cidadeverde.com - Arquivo - Campeonato Piauiense
Não havia condições favoráveis, porém simplesmente os quatro clubes não têm jogadores. Todos os elencos foram liberados após o término do Campeonato Estadual, o que ocorreu no mês de maio. O torneio seria no sistema de eliminatória simples: 1 x 2 e 3 x 4. Os dois vencedores iriam para a decisão da vaga.
Como formar um time para realizar um jogo, ou mesmo dois ? Hão existe viabilidade financeira para tal empreendimento. Realizada uma reunião na sede da FFP, foi anunciada a melhor decisão: a vaga fica com o Parnahyhba, na qualidade de terceiro colocado no Campeonato Piauiense de 2016.
Na atual temporada os mesmos três clubes representaram o futebol piauiense: River, na Série C, Altos e Parnahyba na Série D.
FESTA DIA 25.11
No dia 25 de novembro a Federação de Futebol do Piauí vai realizar uma solenidade especial. O Presidente Cesarino Oliveira disse que o evento será para comemorar o aniversário da entidade.
CONGRESSO TÉCNICO
Para o dia 28 de outubro está marcado o Congresso Técnico para aprovar os pontos principais do calendário do futebol do Estado na temporada de 2017.


Dídimo de Castro
didimodecastro@cidadeverde.com

terça-feira, 27 de setembro de 2016

IFPI abre inscrições de concurso para 119 vagas

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) abre nesta segunda-feira (26) o período de inscrições para o concurso público da instituição que oferta 119 vagas para professores e técnico-administrativos. As incrições podem ser feitas no site da instituição até o dia 31 de outubro e dependendo da função, o salário pode chegar a até R$ 9 mil.
O link para realizar a inscrição está disponível a partir das 12h. Antes do início das inscrições, o IFPI alterou o edital e incluiu mais cinco vagas no certame, sendo quatro para o cargo de técnico-administrativo e uma para professor.
Dessa forma o concurso oferta 61 vagas para docentes e 58 para técnicos-administrativos para candidatos com nível fundamental, médio e superior.
Nos cargos para técnicos-administrativos, o valor da inscrição é de R$ 50 para nível fundamental, R$ 70 reais para nível médio e R$ 90 reais para nível superior. Já para professor, a taxa de inscrição é de R$ 100.
A realização das provas está prevista para acontecer no dia 11 de dezembro.
Cargos
Entre os cargos para técnicos administrativos estão auxiliar administrativo, assistente de laboratório, tradutor, intérprete de linguagem de sinais, técnicos em contabilidade, arquivo, audiovisual, contabilidade, eletrotécnica, enfermagem, secretariado, alimentos, tecnologia da informação, técnico de laboratório (informática, química e saúde bucal), além dos cargos de médico e odontólogo, que precisam do nível superior.
O certame seleciona ainda professores de administração, agronomia, agropecuária e zootecnia, biologia, contabilidade, desenho (básico, técnico e projetos arquitetônicos), direito, edificações, eletromecânica, eletrotécnica, filosofia, física, gestão ambiental, informática, licenciatura/disciplinas pedagógicas, matemática, mecânica, mineração, música, produção alimentícia, química e secretariado.
As oportunidades do concurso são para os campi de Angical do Piauí, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença.
Fonte: G1 Piauí

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Reforma não muda Enem, mas pode gerar provas mais ‘exigentes’

educacaoO futuro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos vestibulares do país depende do andamento da reforma do ensino médio e da definição de como será Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Em entrevista ao G1 na noite desta sexta-feira (23), o ministro da Educação, Mendonça Filho, lembrou que, para o Enem 2016, não haverá mudanças. Sobre as futuras edições, após a implantação das novas regras, ele explicou que a medida provisória determina que os processos seletivos, como os vestibulares e o próprio Enem, tenham a liberdade para escolher os conteúdos exigidos nas provas tanto seguindo os conteúdos da Base Nacional Comum quanto os componentes dos currículos flexíveis.
“Um teste como o Enem não está condicionado a uma definição expressa na lei. Ele é definido a partir de uma avaliação de um conteúdo que ele vai ser dimensionado. Você tem um conteúdo único, padrão, que é definido pela Base Nacional Comum Curricular, e tem conteúdos complementares, dentro daquelas áreas temáticas: ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, e por aí vai”, explicou ele.
A secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou ao G1 que ainda não é possível definir o que vai acontecer, mas uma das hipóteses levantadas por ela é que os processos seletivos fiquem mais exigentes. A Fuvest, que é o vestibular que seleciona alunos da Universidade de São Paulo (USP) e da Santa Casa de Medicina, é uma das referências citadas por ela.
“O que pode acontecer? Por enquanto não dá para saber o que vai acontecer. Estou falando em uma hipótese: podemos ter um Enem nacional que avalia o que for aprovado no próximo ano na Base Nacional Comum, e podemos ter avaliações nacionais ou então das próprias universidades daquilo que é área de aprofundamento”, afirma a secretária-executiva do MEC.
“Então, por exemplo: para entrar no curso de medicina, eu posso ter uma prova nacional só na área de aprofundamento de ciências da saúde, pegando mais biologia, química e até matemática, depois de ter feito a prova da base nacional comum obrigatória para todos”, explica. “Daí eu tenho um prova na área de aprofundamento até muito mais exigente, na área de aprofundamento, do que o atual Enem, como é por exemplo, o vestibular da USP hoje”, disse Maria Helena.
A secretária-executiva diz que o Enem 2017 também não deve sofrer ainda os reflexos da reforma, já que suas mudanças de conteúdo mais estruturais dependem do que estiver aprovado na Base Nacional Comum Curricular. Segundo ela, a Base será reavaliada em seminários estaduais para depois ser alvo de audiências públicas e deliberações do Conselho Nacional de Educação (CNE). A expectativa é que ela seja aprovada até o fim de 2017.
Medida provisória
O governo federal publicou nesta sexta-feira (23) o texto da medida provisória (MP) sobre a reforma do ensino médio. Com o novo texto, o Ministério da Educação (MEC) volta atrás e mantém a obrigatoriedade de artes, educação física, filosofia e sociologia até que seja concluída outra etapa da reforma.
Na versão final do texto, o MEC incluiu um ponto no texto que determina que o ensino de artes, educação física, filosofia e sociologia continuem em vigor até o segundo ano letivo posterior à aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A MP ainda terá de ser aprovada em até 120 dias pela Câmara e pelo Senado, caso contrário, perderá o efeito.
A reforma foi criticada por especialistas e entidades de classe, enquanto é considerada necessária por alguns gestores de fundações e institutos ligados à educação.
Principal avalista do texto, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) diz que o MEC acatou sugestões feitas ao longo de três anos de debates dentro do conselho.
Diretores de associações de escolas particulares apontam que, se colocada efetivamente na prática, levaria ao aumento do custo nas mensalidades.
Nas redes sociais, o tema “ensino médio” ficou entre os mais falados do Twitter ao longo da tarde e noite, movimentando memes e comentários.
Fonte: G1

Jovem entra baleado em venda de frago e morre no quintal da residência

Um homem de aproximadamente 18 anos identificado apenas como “Iago” morreu após ser atingido por um tiro de arma de fogo. O fato ocorreu por volta do meio dia na Rua Itaúna Bairro Piauí em Parnaíba (PI). Segundo testemunhas o jovem que usava uma arma que imita a verdadeira (simulacro) entrou em uma venda de frango assado correndo e morreu nos fundos do imóvel.

“Primeiro eu ouvi um disparo de tiro; logo em seguida ele entrou com a arma na mão; achávamos que seria um assalto e caímos no chão, eu e minha esposa, como ele demorou eu pensei que tinha pulado o muro, mas quando fomos olhar ele estava caído no chão”. Relatou o vendedor de frango que prefere não ser identificado.


Segundo a polícia ele pode ter morrido com um disparo, porque ainda não foi examinado pela pericie criminal. Tudo indica ser acerto de contas. Pessoas que o conhecia disseram que ele tem envolvimento no mundo crime e mora na Rua Travessa Carpina no Bairro Piauí. A Polícia Militar sob comando do Tenente Wilton ainda se encontra no local e o corpo será levado para o IML.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

TRAGÉDIA: Criança morre após carro colidir em moto e derrubar poste em Luis Correia

Um carro Corsa Sedan de placa não identificada até o momento é acusado de ter provocado grave acidente na PI 143 praia do Coqueiro em Luís Correia (PI). No veículo estavam o motorista a mãe dele e mais duas crianças que seriam sobrinhos do condutor; identificado por Francisco Bernardo de Sousa 42 anos.

Testemunhas disseram que por volta das 6h30min o carro tentou ultrapassar uma van, colidiu com a moto e bateu no poste que veio ao chão provocando descargas elétricas. As pessoas que estavam no local tentaram socorrer uma criança identificada por Sueli de Sousa, sete anos, presa nos fios de alta tensão. “Nós até conseguimos tirar ela com vida, usando uma madeira grande, mas o socorro demorou muito e ela não resistiu”. Disse um homem que presenciou a tragédia.
Entre as vítimas sobreviventes estão Raimunda Bernarda de Sousa 76 anos que é mãe do condutor do veículo, Francisco Lucas de Sousa 11 anos que estava no carro e saiu ileso, além do piloto da moto identificado por Antônio Luís Falcão de Sousa. Todos foram levados para o hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba (PI).

“O acusado revelou para nossa equipe que tinha tomada uma no povoado Camurupim, eles residem no povoado Jardim Santana e o condutor da moto é de Luís Correia. Agora iremos acompanhar as vítimas no hospital e encaminhar o acusado para a Central de Flagrantes já que aparenta não ter sofrido graves ferimentos”. Disse em entrevista o Sargento Carlos Sousa acompanhado de sua equipe da Polícia Militar Saldado João Batista e soldado Marcos.

O Corpo de Bombeiros, SAMU, várias viaturas da PM/Ciptur de Luís Correia e Eletrobras; estiveram no local. Populares informaram a nossa equipe de reportagem os perigos que a estrada oferece, como por exemplo os animais na pista e condutores em excesso de velocidade sem a devida fiscalização do estado.
Por: Denílson Freitas para o Blog do Pessoa