quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Eleitores têm até a quinta-feira (22) para tirar segunda via do título

Eleitores têm até quinta-feira (22) para tirar segunda via (Foto: Gustavo Almeida/G1)Eleitores têm até quinta-feira (22) para tirar segunda via (Foto: Gustavo Almeida/G1)
Quem perdeu, foi roubado ou precisa trocar o título devido ao mal estado de conservação tem até a próxima quinta-feira (22) para procurar o Cartório Eleitoral e tirar a segunda via do documento. Apesar de poder votar apenas com um documento de identificação, levar o título de eleitor para a seção é importante para agilizar o trabalho do mesário. Somente em setembro, 1.014 eleitores já tiraram a segunda via do título em Teresina.
De acordo com Daniel Gomes Evaristo, técnico judiciário da 97ª Zona Eleitoral, o eleitor não terá nenhum custo ao solicitar a segunda via do documento. A expectativa é que a procura de eleitores pela segunda via do título aumente nesses últimos dois dias no Cartório Eleitoral.
Técnico judiciário explica prazos para os eleitores antes da eleição (Foto: Gustavo Almeida/G1)Técnico judiciário explica prazos para os eleitores
antes da eleição (Foto: Gustavo Almeida/G1)
"Nós estamos com a expectativa de aumento na demanda nesses últimos dias. Inclusive estamos com uma equipe treinada para receber essas pessoas das 7h às 19h. Para tirar a segunda via, basta o eleitor se apresentar em um dos guichês aqui no Cartório Eleitoral ou no Espaço Cidadania do Shopping Rio Poty", explicou.
Na manhã desta terça-feira (20), a movimentação ainda era tranquila nas filas do Cartório. Alguns eleitores procuraram o local para tirar a segunda via do título, como foi o caso do motorista teresinense José Fernando, que teve o documento roubado e procurou o cartório para viabilizar outro antes da eleição.
"Eu tive o título roubado no domingo passado e vim tirar uma segunda via hoje. Eu vim porque o título é um documento importante e a gente sempre precisa dele, não foi nem tanto por conta da eleição. É porque é um documento importante mesmo", falou.
Além dos eleitores que buscam o local para tirar a segunda via, existe também muitos teresinenses que foram remanejados de Zona Eleitoral e precisam trocar o documento. Segundo Daniel Evaristo, são cerca de 30 mil eleitores nesta situação em toda a capital. Para esses, a orientação é que procurem o Cartório Eleitoral até o dia da eleição.
O motivo da mudança, segundo o órgão, é que as zonas foram redistribuídas com o objetivo de equilibrar a quantidade de eleitores nas seções da 97ª Zona Eleitoral.
TSE lança cartilha
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) lançou nesta terça-feira (20) uma cartilha preparada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com dados e informações sobre todos os municípios do país. O objetivo é informar eleitores e candidatos acerca da realidade das suas cidades.
Informativo lançado pela Justiça Eleitoral em parceria com o IBGE (Foto: Gustavo Almeida/G1)Informativo lançado pela Justiça Eleitoral em parceria com o IBGE (Foto: Gustavo Almeida/G1)
De acordo com Leonardo Santana Passos, chefe da unidade do IBGE no Piauí, o material foi feito para cada município e mais de 20 mil exemplares serão distribuídos para as cidades piauienses através da rede de agências do IBGE. O folheto também está disponível no site do órgão.
O material foi enviado ainda para os e-mails de todos os candidatos cadastrados na Justiça Eleitoral. Segundo ele, com as informações, tantos os eleitores poderão votar com mais embasamento quanto os candidatos poderão propor políticas públicas mais direcionadas para atender os anseios da população.
G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário